
Leitura bíblica necessária: Gênesis 13.14-18
Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. (1 Timóteo 4:15)

Gostaria de obter todas as fontes de interpretações bíblicas possíveis para entender na íntegra o significado espiritual e gracioso desta declaração.
Não querendo “esquisitar” as coisas, mas parece ridículo a inobservância que tenho diariamente em não perceber que a cada amanhecer de minha vida um novo gênesis nasce. Afinal, ontem foi ontem e como foi bom!
Por que se orgulhar da conquista de ontem ou se deprimir pela derrota? Foi ontem. E dele não posso fazer mais nada. Afinal, Deus pode fazer alguma coisa pelo que já passou?
Se Ele criou é porque sua vontade está focada no novo e não naquilo que já se foi.
Cansei de olhar modelos de vida expostos nas prateleiras da vida e rejeitá-las, inclusive e principalmente a minha. Agora quero me debruçar nas declarações não equivocadas de Moisés, pois ele mesmo narrou sua própria vida como modelo de novos começos.
“Cansei de ser fantoche, cansei de ser crente, de viver para um povo que só sabe exigir...”.
Eu quero um gênesis na minha vida!
Eu Jó

Queremos desfrutar das promessas feitas por Deus a Abraão, mas nem sempre atentamos para os termos e exigências da aliança para o cumprimento dessas promessas.
Duas exigências são estabelecidas por Deus como pré-requisitos para o cumprimento das suas promessas a Abraão.
Primeiro. Abraão deveria sair da sua terra. (12);Sai da tua terra. O sair da tua terra fala de todas as coisas, em todos os tempos, em todos os níveis que precisam ser renunciadas.
Relacionamentos que nos fazem sentir prejudicado. Preferimos romper esses relacionamentos a trabalhar na nossa própria alma e ser um canal de bênção para essas pessoas. Quando Jesus disse para darmos pão e água ao nosso inimigo foi nos ensinando que se os deixarmos não podemos considerar essa atitude como renúncia, afinal, se pudéssemos elimina-los, certamente o faríamos. Toda renúncia tem seu preço.
Situações que julgamos injustas. Você pode discordar de uma situação, por não achar justa e com isso se omitir. Omissão não é renúncia. Nunca diga “não tenho nada a ver com isso” achando que está renunciando uma causa. Não justifique sua omissão dizendo “eu lavo minhas mãos”.
Relacionamentos que nos fazem sentir os “tais”. As pessoas que nos apreciam podem estar fazendo um favor ao diabo para nos tornar orgulhosos. É por isso que precisamos ter o mesmo sentimento que houve
No caso de Abrão sua casa e sua parentela eram obstáculos para o seu crescimento pessoal e para a manifestação plena das promessas de Deus. Até onde sei, sua relação familiar era amigável, mas, aparentemente prejudicial, razão esta de Deus ter-lhe dito: “Sai da tua terra e da tua parentela”.
SE A RENÚNCIA NÃO MEXE COM NOSSOS INTERESSES NÃO PODEMOS CONSIDEREAR RENÚNCIA.
Aquilo que preciso fazer, mas quase sempre não quero;
Aceitar as condições impostas por Deus para obter o que Ele me prometeu;
É a capacidade de abrir mão de coisas licitas para obter coisas legítimas;
É a capacidade de fazer o que não quero pra conseguir o que preciso. Aqui, cabe uma frase que tem me edificado muito: “Se você faz o que todo mundo faz, chega onde todo mundo chega. Se você quer chegar onde a maioria não chega, precisa fazer o que a maioria não faz”.
Direitos e bens obtidos de forma ilegal. Toda semente prostituída é reprovada por Deus. Está escrito: Guardareis os meus estatutos; não permitirás que se ajuntem misturadamente os teus animais de diferentes espécies; no teu campo, não semearás sementes de mistura, e veste de diversos estofos misturados não vestireis (Lev. 19.19). Existem pessoas que conquistaram posições prostituindo alguma coisa.
Se a minha relação com Deus não for intensa, perde a graça.
Andar na sua presença é viver comprometido com o padrão mais elevado de vida que é viver com Deus. “Não podemos agradar a Deus andando como queremos”.
Andar na sua presença é não negociar a relação com Deus por nenhuma oferta transitória. As ofertas transitórias são sementes para o desprezo das coisas eternas.
Andar na sua presença é entender que se passarmos um dia sem desfrutar bem da sua revelação ficaremos presos a coisas desnecessárias. Pare de fazer tudo o que está fazendo e comece a buscar a Deus.
Deus anda em busca de pessoas que andem com Ele por aliança.
Deus nos escolheu para caminharmos por aliança. O que aconteceu com Abraão também pode acontecer com você. Você é capaz de deixar sua terra e andar na presença dele.
Caminhar por aliança em tempo de excelência é a restauração plena da sua comunhão com Deus. A bíblia diz em Gênesis que Deus visitava Adão e Eva na viração do dia indicando que essa relação deve ser contínua, diária, persistente. O pecado da desobediência obstruiu essa relação, mas Deus entra em ação com o seu decreto: Sai da tua terra e anda na minha presença. Esse decreto foi feito pelo El Shadai, o Deus Todo Poderoso.
Na aliança
Veio de lá dos brilhos das pedras e do sol da chapada diamantina, banhado nas as águas frias do Riacho do Mel, onde na tenra infância aprendeu a olhar a vida no brilho do sol que desvenda a profundeza das águas escuras de seu rio e aprendeu que a vida só pode ser vista com a luz que vem de cima.No deserto preparem o caminho do Senhor. No ermo façam uma estrada reta para o nosso Deus. -Isaías 40.3 Destaco as duas palavras: Preparar...