HUMILDADE PARA DIZER: “ajuda-me”

Por isso, ajuda-me a obedecer sem a menor falha a cada uma das suas ordens escritas. Assim, nunca terei de me envergonhar de mim mesmo. Salmos 119.80.

Quanta verdade na oração do salmista! Charles Spurgeon em sua obra Os Tesouros de Davi, cita que esta foi “a oração de Davi, pedindo sinceridade – para que seu coração possa ser direcionado aos estatutos de Deus, e para que possa ser perfeito neles, e não corrupto nem enganoso”.[i] A demonstração de inteira dependência de Deus para obedecer aos seus princípios fala muito sobre o caráter daquele que é conhecido nas escrituras como o “o homem segundo o coração de Deus.[ii] ” Quanta beleza por traz da oração: “ajuda-me”! Quanta lucidez! Quanta humildade! Quanta capacidade de ver a si mesmo como mísero humano diante da grandeza do Criador!
É diante de textos assim que me percebo longe do ideal cristão. Onde eu deveria encontrar total entrega e humildade, encontro um “eu” morrendo aos poucos, mas ainda usurpando o trono que deveria pertencer a Deus. Quanta dificuldade em atender seu apelo: “Dá-me, filho meu, o teu coração...”[iii]
A religião me fez acreditar por muito tempo que de vez em quando o “velho homem quer ressuscitar”, (desculpa que damos para justificar a falta de autocontrole[iv]) quando na verdade parece que nem morreu. Talvez Paulo quisesse revelar essa faceta da verdade que quase não somos capazes de admitir ser uma a realidade na nossa vida: “porque o que faço, não o aprovo, pois o que quero, isso não faço. E se faço o que não quero, consinto que a lei, que é boa”. Romanos 7.15,16. Davi pediu ajuda, Paulo desabou no “miserável homem que sou”[v] enquanto tantos exalam o odor do orgulho em afirmar: “não sou...como este publicano”. (Palavras de um fariseu em Lucas 18.11). Nas entrelinhas de um escritor e outro, minha oração neste novo amanhecer é:
“Ajuda-me” (Salmos 119.80); e “eu creio, ajuda-me na minha falta de fé” (Marcos 9.24), pois, eu preciso obedecer sem a menor falha a cada uma das suas ordens escritas.
Ajuda-me, não para que eu não me envergonhe diante dos outros, mas para que eu não me envergonhe de mim mesmo.

Aproveite o hoje!

Josenilton Pinheiro

Notas:
[i] Os Tesouros de Davi; Charles Spurgeon; Cpad; Volume 3; pag.550
[ii] Bíblia Sagrada; Atos 13.22
[iii] Bíblia Sagrada; Provérbios 23.26
[iv] Bíblia Sagrada; Gálatas 5.23
[v] Bíblia Sagrada; Romanos 7.24

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO