LIÇÕES DA FORMIGA
Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio. Não tendo ela chefe, nem oficial, nem comandante, no estio, prepara o seu pão, na sega, ajunta o seu mantimento.
Provérbios 6:6-8
A palavra que melhor caracteriza a ‘atitude’ da formiga é iniciativa. Ela age com o propósito de acumular recursos para o futuro, antecipando-se às necessidades que virão.
É um exemplo de que devemos fazer o que precisa ser feito para evitar a obrigação de realizá-lo sob pressão. A ausência de um líder não justifica a falta de iniciativa e preparo. Quando negligenciamos nossas responsabilidades, a vida nos cobrará de alguma forma; por isso, a iniciativa é primordial.
Devemos olhar para a formiga como uma fonte de inspiração para cultivar a proatividade em nossas vidas. Como afirmam William Douglas e Davi Lago em seu livro "Formigas": "não podemos ficar esperando os outros, nem seguir adiando mudanças" (p. 113). Isso é, de fato, iniciativa.
Três maneiras de exercitar a iniciativa para uma vida mais produtiva e segura:
1. Organize-se: Defina metas específicas e crie um cronograma para atingi-las. Um bom planejamento ajuda você a prever desafios e torna mais fácil a realização das coisas que tem a fazer.
2. Aprenda sempre: Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Participar de cursos, workshops e ler livros relacionados ao seu campo pode abrir novas possibilidades e aumentar suas competências.
3. Aja. Ao invés de aguardar que os problemas se resolvam sozinhos, assuma a iniciativa. Seja no trabalho, em casa ou nas relações pessoais, agir antecipadamente pode evitar crises e promover maior segurança e produtividade.
Josenilton Pinheiro
Comentários
Postar um comentário
Comente.