LIBERTOS DO EGITO
Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Deuteronômio 5.6
Deus poderia escolher várias maneiras de se apresentar a Israel, mas optou por uma mensagem forte:
1. Eu sou o Senhor: Deus quis que Israel soubesse que não devia se submeter a nenhum outro poder. Ele é o Senhor de tudo e o único que deviam servir.
2. Teu Deus: Deus despertou seu povo a que reconheça que Ele é o único Deus verdadeiro e que não houvesse espaço para outros deuses.
3. Que te tirei da terra do Egito: Deus se apresenta como o libertador que livrou o povo da escravidão no Egito, simbolizando a libertação de todo tipo de opressão.
A escravidão no Egito era cruel, um símbolo de todas as formas de opressão e pecado que existem. O povo de Deus não conseguia se libertar por conta própria; eles precisavam da ajuda divina. Deus fez por eles o que eles não podiam fazer.
Apesar de Deus ter permitido que o povo sofresse opressão, chegara a hora de entender quem realmente os libertou. A mensagem principal que Deus queria que eles guardassem era sobre a libertação: “Que te tirei” enfatiza a ação poderosa de Deus em suas vidas.
Muitas pessoas que já passaram por momentos difíceis celebram a Deus hoje por sua libertação. Elas lembram do sofrimento, mas a alegria da nova vida é tão intensa que supera toda a dor do passado. Com a libertação, o povo de Deus se lembrou que o Senhor é o único verdadeiro Deus que os tirou do Egito.
Se Deus já nos libertou, podemos afirmar com confiança: "Tu és o meu Deus que me livrou do pecado e do mundo."
Lembre-se: ser liberto é Deus fazendo por nós o que não conseguimos fazer por nós mesmos.
Josenilton Pinheiro
Comentários
Postar um comentário
Comente.