Postagens

Mostrando postagens de julho, 2024

LANÇA O TEU CUIDADO SOBRE O SENHOR

Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e Ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. Salmos 55.22   As preocupações com todas as suas nuances não tem a aprovação de Deus. Aflições, angústias, temores etc são realidades humanas, mas não podem roubar de nós a certeza de que Deus vai continuar nos sustentando como sempre fez. É depois do temporal que a gente percebe que as inquietudes da alma foram desnecessárias. Elas chegam com o intuito de nos abalar emocionalmente, de nos roubar a fé e a segurança, mas se lançarmos nossos cuidados ao Senhor nunca seremos abalados. Se esta verdade é aplicável para nossa vida, por que nos sentimos abalados diante dos problemas? O que intenta os problemas familiares, financeiros, ministeriais etc. Senão nos fazer duvidar da promessa que Deus nos fez? Lançar os cuidados sobre o Senhor equivale tirar o domínio das nossas mãos e entregar a Ele. É tirar do nosso aparente controle e lançar nas mãos do Senhor. Acredito que uma das formas mais eficie

BUSCAR A DEUS

Deus olhou desde o céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Salmos 53.2     Nada passa despercebido aos olhos de Deus. Ele não só vê os filhos dos dos homens, mas também vê o que está dentro de cada um deles. Ao sondar cada pessoa, Deus sabe se há ou não interesse em buscá-lo de verdade. Existe uma diferença  muito grande entre buscar a Deus e buscar as coisas de Deus. O movimento em direção a Ele deve ser nesse sentido, no entanto, a maioria das vezes que nos movemos para buscar a Deus é por causa de algum problema para Ele resolver. Não seria prudente dizer que não devemos buscar para resolver nossos problemas. Ele é Pai e cuida dos seus filhos, mas o que Ele espera é que o busquemos porque Ele é Deus. O texto é claro: não é fácil encontrar quem busca a Deus. “para ver se havia algum”. Como buscar a deus com entendimento: 1.  Amá-lo e priorizá-lo em tudo. 2.  Se expor diariamente às Escrituras. Tanto no individual quanto no co

AQUIETAI-VOS

Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus, serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra. Salmos 46.10   Como se aquietar em meio a tanta turbulência na vida? Angústia (1), montes abalados (2), águas perturbam (3), nações se embravecendo e reinos abalados (6) . Só quando fazemos de Deus o nosso refúgio e fortaleza é que podemos nos aquietar nele sabendo que estaremos seguros. Problemas tem o poder de nos inquietar, mas Deus tem o poder de nos aquietar. Ele nos desafia a enfrentar as inquietudes nos aquietando nele. 1.  Devemos confessar que Deus é nosso refúgio e fortaleza; 2.  Devemos confessar que o Senhor dos exércitos está conosco; 3.  Devemos entender que se Deus nos ordena a nos aquietar nele é porque podemos nos aquietar. Precisamos nos aquietar em Deus nos momentos mais difíceis da vida. Cada um tem o seu. Pouco podemos fazer para parar os problemas, mas podemos estar seguros quando estes chegarem. Fazendo de Deus o nosso mais alto refúgio. Aquiete a sua alma. Isso va

PASSOS BONS

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho. Salmos 37.23   Caminha é preciso. Fala de um movimento necessário para o encontro de novos lugares, novas pessoas e novas oportunidades. À  medida que se caminha, o encontro com coisas boas ou ruins é inevitável. É por isso que “os passos de um homem bom” tem a confirmação de Deus. Por ser um homem bom, suas escolhas, amizades e oportunidades também serão boas. É Deus que vai direcionando seus passos   . A promessa do verso seguinte é que “ainda que caia, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão”. O homem bom deve estar em movimento. Ele deve se movimentar em direção a Deus pela comunhão constante; ele se movimenta em direção às coisas do Reino; ele se movimenta em direção a pessoas que acrescentam o que é bom. Os passos do homem bom nem sempre serão confirmados por outras pessoas. O movimento é bom porque dá a cada um a oportunidade de mudar de rota quando for necessário.   Oração:  

MUDE SUAS PALAVRAS

Guarda a tua língua do mal e os teus lábios de falarem enganosamente. Salmos 34.13   Língua e lábios devem ser guardados para não falarem enganosamente. Essa exortação é resposta para as perguntas anteriores: 1.  Quem é o homem que deseja a vida? 2.  Quem é o homem que quer longos dias para ver o bem? A resposta é: a.  Guardar a língua do mal. É cuidando do coração que se guarda o que deve ser dito ou não. b.  Guardar os lábios de falarem enganosamente. Ter o cuidado para que nossas palavras não estejam em desacordo com a Palavra de Deus. c.  Apartar-se do mal e fazer o bem. Não deixe o lixo entrar no seu coração. d.  Procurar a paz e segui-la. Procure fazer isso enchendo o coração de coisas boas.   O mau uso da língua e dos lábios é a razão do homem não conseguir o bem para a sua vida. A bíblia está repleta de orientações diretas e indiretas sobre o bom uso da boca. Desde a criação o poder das palavras sempre esteve em evidência. Deus criou todas as coisas com o poder da sua Palavra.

PROTEÇÃO DIVINA

  O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Salmos 34.7   Ainda que não o vejamos ele está acampado onde estiver  os que temem a Deus. É maravilhoso saber que das vezes que não percebemos os perigos da vida, Deus está nos guardando e nos livrando. Isso acontece sempre. Acampar-se fala de permanência. Precisamos acreditar nisso e confessar diariamente sobre nossas vidas para intensificar a nossa fé. “Os livra”. É o que podemos esperar da proteção de Deus sobre nós. Seu anjo nos livra dos males que tentam nos atingir. Temer a Deus nos traz incontáveis benefícios e um deles é ser guardado pelo anjo do Senhor. Quando Jesus ensinou a oração do Pai Nosso, deixou claro que precisamos orar por proteção: “não nos deixeis cair em tentação, mas livra-nos do mal”. Portanto, a proteção divina é uma bênção que nos assiste.   Oração:  Obrigado Senhor por tua proteção. Agora mesmo estou sendo guardado, protegido e livrado por teu anjo. Faz-me sempre lembrar e agradecer pela tua p

MISERICÓRDIA DIVINA

Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos. Salmos 33.22   O cristão pode esperar que a misericórdia de Deus o alcance em todo tempo. Deve crer que, independentemente das circunstâncias difíceis que passar, pode recorrer à misericórdia de Deus. Nossas transgressões e pecados provocam a justiça divina. Como consequência desses erros podemos até ser punidos por Deus. No entanto, Ele nos oferece o escape do arrependimento e por sua graça alcançamos misericórdia.  - Provérbios 28.13 Em todo tempo que formos levados genuinamente ao arrependimento, seremos abraçados pela misericórdia de Deus. A oração do salmista também pode ser repetida por nós. Uma oração que implore “sobre nós” e não somente “sobre mim”. A graça que busco alcançar é também a graça que meu irmão alcança. A misericórdia que a mim é dada, também é para o meu irmão. 1.  Deus guarda a sua misericórdia até mil gerações. Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel, que guarda a aliança e a

DIREÇÃO DIVINA

Instruir-te-ei e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos. Salmos 32.8   No texto de hoje aparecem três formas que Deus usa para guiar o seu povo. Todas as pessoas que desejam ser guiadas por Deus e pelo Espírito Santo, precisam ficar atentos a isso: 1.  Deus guia seu povo instruindo-o. Para todas as áreas da nossa vida Deus tem instruções na sua Palavra. Cabe a nós buscá-las no dia a dia da nossa vida. 2.  Deus guia o seu povo ensinando-o. O caminho sobre o qual devemos seguir está num nível mais profundo. Ensino pressupõe tempo de qualidade, dedicação, concentração, disposição para aprender e colocar em prática. 3.  Deus guia o seu povo com o seu olhar. É o acompanhamento divino. Depois da instrução e ensino, Deus espera que vivamos de acordo com o que nos foi ensinado.. Ele nos acompanha com o seu olhar para que, na possibilidade de errarmos, Ele está ali para nos corrigir e instruir a continuar na jornada. Podemos estar seguros de que o Senhor vai nos

"VIVA TUA DOR EM PAZ”

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha  alma e o meu corpo.  Salmos 31.9   Quando nos angustiamos devemos buscar a misericórdia de Deus. Muitas coisas mudam quando nos abrigamos em Deus na busca do refrigério para a alma. A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma... - Salmos 19.7. Essa verdade não dispensa a busca especializada quase sempre necessária. Muitas pessoas se culpam quando se sentem angustiadas, mas isso não ajuda em nada. Gosto de uma frase que muito me ajuda quando passo por situações angustiantes. ”Viva tua dor em paz.” Por mais difícil que seja a angústia lembre-se: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.  - Hebreus 4.15 O abatimento de Davi frente às suas guerras foi tão forte que ele se sentiu consumido pela tristeza a ponto de afetar seu corpo. No entanto, ele buscou a misericórdia de D

A PAZ DO SENHOR

O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz. Salmos 29.11   Toda força de que precisamos para viver está no Senhor. Deus é a fonte de todo vigor para realizarmos tudo aquilo que Ele planejou em nossas vidas. Ele colocou dentro de nós esse poder e o que precisamos fazer é desenvolver essa força realizando tudo o que nos vier à mão para fazer. Veja Eclesiastes 9.10 -  Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não  há  obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma.   O Espírito de fortaleza habitou no Senhor Jesus (Isaías 11.2). É ele que nos capacita a praticar tudo quanto aprendemos das Escrituras. O apóstolo Paulo escreveu: No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. - Efésios 6.10 Não podemos hesitar em pedir ao Senhor que nos dê forças a fim de realizarmos tudo o que propomos. À medida que nos fortalecemos nele para realizar a sua vontade, somos abenço

O DEUS DA SALVAÇÃO

Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.   Salmos 24.5   As condições citadas por Davi para se subir ao monte do Senhor e estar em seu santo lugar são: 1.  Ser limpo de mãos. Representa uma vida sem culpa, justificada e perdoada. 2.  Puro coração. O mesmo que viver em santidade. 3.  Não entregar sua alma à vaidade. Dentre outros sentidos é o mesmo que ter cuidado para não se enganar. 4.  Não jura enganosamente. Cumprir o que diz. A bênção do Senhor repousará sobre os que assim procedem.   Na oração do Pai Nosso Jesus ensinou que devemos pedir perdão por nossos pecados (Lucas 11.4). É seguindo esse padrão de oração diária que temos as mãos limpas e coração puro diante do Senhor. Jesus também disse que são bem-aventurados os limpos de coração porque eles verão a Deus. (Mateus 5.8). Devemos ter cuidado para não cair no autoengano.Todas as coisas passam, só a Palavra de Deus permanece para sempre. É preciso que guardemos nosso coração das vaidades da vida, incl

PELA MANHÃ

Pela manhã, ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã me apresentarei a ti e vigiarei. Salmos 5.3   Pela manhã. No primeiro ciclo do dia. Primícias do dia. Pela manhã. Antes do trabalho das mãos, minha vida, minha voz, minha dedicação. Pela manhã fala de prioridade. Que na manhã da nossa vida (Eclesiastes 12.1) possamos nos dedicar ao Senhor. Pela manhã.  Tempo de reinício, recomeço... Ter comunhão com Deus não depende de horário, no entanto, quando damos a primazia de dedicar a Ele cada amanhecer O colocamos em primeiro lugar da nossa vida. Pela manhã devemos orar, Pela manhã devemos louvar, Pela manhã devemos aprender... Pela manhã devemos nos apresentar a Deus. Oração:   Senhor! Tu és e sempre será o primeiro em tudo. O começo está em ti, o princípio e o início de tudo. Que no amanhecer de cada dia eu possa me apresentar a ti e te adorar. Amém   Josenilton  Pinheiro https://twitter.com/Apjo12 https://www.facebook.com/prj12 https://www.instagram.com/joseniltonpinheiro12

CUMPRIR O MINISTÉRIO

E dizei  a Arquipo: Atenta para o ministério que recebestes do Senhor, para que o cumpras. Colossenses 4.17     Uma exortação simples,mas cheia de significados. Atentar é dar atenção necessária para o ministério. É preciso se pensar em todas as direções do ministério que recebemos do Senhor. É preciso também o cuidado de ficar atento ao fato de que não se recebe o ministério de homens ou de instituições, mas de Deus. Ciente disso, devemos cumpri-lo perfeitamente.   Até que ponto estamos dispostos a dar a atenção necessária ao ministério que recebemos do Senhor? Quais os aspectos do ministério precisam de maior atenção? O que precisamos fazer para não perder de vista o cuidado que devemos ter com o ministério? Estamos mesmo cientes de que recebemos o ministério do Senhor? Quais percepções temos sobre isso?   Oração:   Que privilégio Senhor, receber tamanha responsabilidade de ter um ministério dado por Ti! Eu desejo ser fiel ao teu chamado e para isso eu peço que abra meus olhos para eu

O ESPÍRITO CRIADOR

Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim, renovas a face da terra. Salmos 104.30   O Espírito de Deus estava presente na criação. (Gênesis 1. 1,2). Ele é criador e também criativo. No poder do Espírito Santo novas coisas podem ser criadas, e à medida que o Espírito cria novas coisas tudo se transforma.   Devemos buscar no Espírito Santo a criação ou a renovação do que necessitamos. Peçamos a Deus que envie o seu Espírito para criar o que necessitamos. Quando isso acontece nos sentimos mais seguros sobre o que fazemos.   Oração:   Obrigado Senhor pelo teu Espírito criador e criativo. Que por ele sejam criados em mim tudo o que necessito para ser o que desejas que eu seja. É por teu Espírito que são criadas todas as coisas, por isso, eu confesso que em ti estão todas as bênçãos de que necessito. Assim, tudo o que há em mim será renovado. Amém.     Josenilton  Pinheiro https://twitter.com/Apjo12 https://www.facebook.com/prj12 https://www.instagram.com/joseniltonpinheiro12