"VIVA TUA DOR EM PAZ”

Tem misericórdia de mim, ó Senhor, porque estou angustiado; consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha  alma e o meu corpo. 

Salmos 31.9

 

Quando nos angustiamos devemos buscar a misericórdia de Deus. Muitas coisas mudam quando nos abrigamos em Deus na busca do refrigério para a alma. A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma... - Salmos 19.7. Essa verdade não dispensa a busca especializada quase sempre necessária.

Muitas pessoas se culpam quando se sentem angustiadas, mas isso não ajuda em nada.

Gosto de uma frase que muito me ajuda quando passo por situações angustiantes.”Viva tua dor em paz.”Por mais difícil que seja a angústia lembre-se: Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. - Hebreus 4.15

O abatimento de Davi frente às suas guerras foi tão forte que ele se sentiu consumido pela tristeza a ponto de afetar seu corpo. No entanto, ele buscou a misericórdia de Deus. De certa forma acreditando que aquela angústia passaria.

O que importa numa situação como a de Davi é saber ao que e a quem recorremos quando angustiados. Por sua experiência, Davi nos ensina que devemos recorrer à misericórdia de Deus.

Alguns conselhos:

1. Aceite o fato de ser humano. Você e eu estamos susceptíveis a problemas e às consequências destes.

2. Aceite o fato de que não se ganha sempre. Isso não é se conformar, mas entender que se pode extrair da experiência ruim novos aprendizados. É bom também lembrar que quando vencemos uma guerra ficamos com as marcas da guerra. Algumas cicatrizes talvez, para nos lembrarmos sem dor que superamos a crise.

3. Saiba antecipadamente o que fazer se a angústia chegar. A resposta é buscar a misericórdia de Deus, confiar e não mudar o ritmo da sua caminhada.

4. Aceite o fato de que nem sempre Deus nos livra da angústia, mas sempre nos livra na angustia. Isso intensifica a nossa fé.

 

Um último conselho de Santo Agostinho:


“Não cabe a ti, ó homem decidir se sofres ou não, mas se no sofrimento tua alma se eleva ou se degrada.”

 

Oração: Eu te agradeço Senhor por ser o meu refúgio sempre (Salmos 46), principalmente nas horas de angústias. Que eu sempre me lembre que posso recorrer às tuas misericórdias na certeza de que posso “viver minha dor em paz”pois, toda dor tem um fim. Obrigado por teu amor e cuidado.  Amém.

 

Josenilton  Pinheiro

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER