Conquistar as promessas


Leitura bíblica necessária: Gênesis 13.14-18
E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.
E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.
Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.
Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.
Semelhantes a Abraão todos nós temos promessas de conquistas. Há coisas que Deus prometeu na sua palavra que nos daria as quais devemos conquistá-las diariamente. Mas há promessas específicas que Ele faz às pessoas como fez à Abraão. Ele é fiel para cumprir cada promessa feita. Porém para se apropriar dessas promessas, que é resultado da Sua aliança é necessário fé. Sua palavra diz que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb. 11.6). Mesmo que Ele tenha feito as promessas o cumprimento delas depende disso. É preciso crer para conquistar!
As promessas de conquistas feitas por Deus tiveram seu alicerce em coisas específicas que Abraão deveria fazer.
Abraão deveria sair da sua terra. ‘Deus encontra Abraão em Ur da Caldéia’ e o leva para uma terra distante. Ur foi o centro do comércio nos dias de Abraão. Cidade de grande cultura, especialmente devotada à idolatria.
Deveria deixar a sua parentela. Sair da parentela era deixar, dentre outras coisas os costumes idólatras arraigados na sua família. Não era o abandono da família, mas, a recusa dos costumes idólatras que eles tinham. Era aborrecer esses costumes.
Para uma terra que te mostrarei (12.1). Nem sempre os caminhos de Deus são claros, o que exige fé. Abraão parte para uma terra que lhe seria mostrada à medida que caminhava em fé. O dia após dia é necessário para o amadurecimento em fé de todo filho de Deus. É bem verdade que Ele é o El Shaddai, o todo poderoso que pode fazer as coisas imediatas através dos milagres, porém escolhe, na maioria das vezes que seus filhos cresçam e amadureçam no caminho da fé.
OS AJUSTES NO CAMINHO ACELERAM AS CONQUISTAS
Era necessário tirar da sua vida tudo aquilo ou todos aqueles que interferissem o cumprimento das promessas de Deus. As promessas feitas a Abraão foram de graça, mas tinha um preço, o preço da renuncia.
Tenha a certeza de que, a partir do momento que você deixar de caminhar com “Lós” as promessas que o Senhor te fez começarão a se cumprir em tua vida.
EMPECÍLHOS QUE RETARDAM AS PROMESSAS DE DEUS
Pessoas.Os problemas que nos cercam não são tão cruciais como as pessoas que nos cercam. Não somos derrotados por nossos problemas, mas, se as pessoas ao nosso redor não sabem como lidar com problemas, então nós podemos ser derrotados”.(John Maxwell- Seja tudo o que você pode ser). O ditado mais apropriado para esta sena bíblica não é “me diga com quem tu andas que eu te direi quem tu és” mas, “me diga com quem tu andas que eu te direi para onde vais”.
Hábitos, tradição. Muitos hábitos roubam a oportunidade de conquista na vida, principalmente, o hábito de reclamar, murmurar, falar mal etc.
Muitos filhos de Deus não conquistam porque o que falam os destrói.
Pecados. Pecado não confessado trava o cumprimento da promessa. Em Pv. 28.13 está escrito: O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.
E ainda em Is. 59.2: Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
ATOS DE FÉ PARA CONQUISTAR A PROMESSA
Ter visão aguçada. “Levanta agora os olhos”. Quando tiramos os empecilhos da nossa vida podemos levantar os olhos e ver milagre onde aparentemente não existe. O que isto significa? “Uma grande visão lhe ajudará a superar qualquer problema, mas uma visão pequena ou a falta de visão fará com que pequenos problemas o derrotem e o impeçam de torná-lo quem você deveria ser”. Você só terá aquilo que consegue vê. A aparente desvantagem de Abrão por ter seu sobrinho Ló escolhido a toda a planície do Jordão, que era bem regada, (13.10) na verdade estava reservando uma grande conquista pois a multiplicação prometida por Deus se daria a partir do lugar onde Abrão estava.
Descobrir oportunidades. “E olha desde o lugar onde estás”. “Todas as oportunidades para Abrão ser bem sucedido poderiam ser observadas de onde ele estava naquele momento”. Engano pensar que as oportunidades estão somente nos lugares aparentemente bons. A grande verdade é que ‘onde estamos é que estão as oportunidades’. (exemplo das águas de Mara Ex. 15.23-25, da multiplicação de pães Mt.16.14-19, da água transformada em vinho Jo. 2.7-9).
Ver todas as possibilidades. Abrão deveria olhar para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente; “Olhar em todas as direções”. Para ter algo você precisa ver; ter um modelo; uma maquete. Olhe em direção à sua família, ao seu trabalho, à tua célula, à tua vida sentimental, enfim, olhe em todas as direções.
Olhar para o futuro. “Porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre”. Abrão não podia ser egoísta nem imediatista. Tinha que ver sua descendência participando das conquistas prometidas por Deus.
Prontidão. “Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti”. Estas palavras falam de prontidão, da disposição que todos nós precisamos ter para percorrer a terra da nossa promessa. À medida que percorremos a terra da nossa promessa passamos a conhecer os desafios que vamos precisar enfrentar, os gigantes que teremos que derrubar.
Não fique parado esperando o milagre. Levante-se prontamente e verás que o Deus que prometeu é FIEL PRA CUMPRIR...
Conclusão: Reflita sobre as coisas que Deus ministrou no seu coração através deste estudo e que você deve renunciar. Há alguma pessoa no seu relacionamento que está te atrapalhando receber as promessas de Deus? Há algum hábito, algum pecado? Converse com Deus sinceramente e aja de acordo com o que você aprendeu.
Josenilton Pinheiro

(Fontes bibliográficas:* Elienai Cabral – Lições bíblicas Cpad, 1995/ John C. Maxwell- Seja tudo o que você pode ser.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

A Ceia do Senhor: Uma Oportunidade de Recomeço

O Poder Transformador da Palavra de Deus