Cinco benefícios da fé



Referência bíblica necessária: Marcos. 7.24-30

Então, partiu Jesus daquele lugar e foi para os arredores de Tiro e de Sidom. Entrou em uma casa e desejava que ninguém o soubesse; porém, não foi possível manter sua presença em segredo.
De fato, assim que ouviu falar sobre Ele, certa mulher, cuja filha pequena estava com um espírito imundo, chegou e atirou-se aos seus pés
A mulher era grega, de origem siro-fenícia, e implorava a Jesus que expulsasse de sua filha, o demônio.
Mas Jesus lhe explicou: “Deixa primeiro que os filhos se alimentem até ficarem satisfeitos; pois não é justo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”.
Ao que replicou-lhe a mulher: “Sim, Senhor, mas até os filhotes dos cães, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças!”.
Então Ele lhe declarou: “Por causa dessa tua resposta, podes ir em paz; o demônio já saiu de tua filhinha”. 
Ao retornar ela para sua casa encontrou a criança jogada sobre a cama, pois o demônio a
havia abandonado.

INTRODUÇÃO:
“Era-lhe impossível permanecer oculto, mesmo que tenha entrado e ficado por algum tempo numa casa da região. Bem logo uma mulher da região, que urgentemente precisava do seu auxílio, ouviu dele. Mesmo que fosse grega, uma siro-fenícia de nascimento, havia conseguido noção das esperanças  e expectativas  dos   judeus,  e pessoalmente  chegara  à conclusão que  este homem era o Senhor, o Messias, que fora prometido ao povo judeu. Na ocasião sua filhinha tinha um espírito impuro ou mau, estando endemoninhada, e a mãe resolveu apelar a Cristo por socorro.
A essência da confiança certa é estar certo da identidade de Jesus como sendo o verdadeiro amparo em qualquer aflição,  é confiar em sua boa vontade para socorrer,  e de em qualquer necessidade pedir só a ele assistência e atendimento. Ela chegou a Jesus, e prostrou-se aos seus pés na atitude de apelo reverente.  Rogou-lhe para ter compaixão de sua filhinha, e de sarar a criança de sua terrível aflição.

O texto bíblico de Hebreus 11.6 diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”. Esse texto mostra que há recompensas para quem exerce fé.

A FÉ NOS LEVA A JESUS. Jesus havia entrado numa casa e não queria que ninguém soubesse de sua estadia ali, mas esta mulher ouviu falar dele e foi até Jesus pela fé.
Por que Jesus entra numa casa e não quer que ninguém saiba? Se as pessoas soubessem que Ele ali estava,  iriam procurá-lo movidos apenas por interesse em resolver os seus problemas. Curiosamente, Jesus não veio para resolver os problemas dos homens. Jesus veio para resolver os homens e então resolver os seus problemas, a propósito, muitos que já tiveram seus problemas resolvidos por Jesus, continuam não resolvidos.
Pensemos, por exemplo, na ressurreição de Lázaro. Entendemos “que Lázaro era um homem de maior, com debilidades, mau caráter, com maus pensamentos, ira, rancor, ódio etc. Quando morreu, foi sepultado com todos esses pecados, e quando foi ressuscitado, se levantou com os mesmos pecados. Não houve nenhuma mudança nele, só um grande milagre. Jesus morreu com todos os pecados da humanidade, mas quando ressuscitou nenhum só pecado se levantou com Ele”.
Os profetas do Antigo Testamento anunciaram a vinda do Messias e o porquê de sua vinda.
O anuncio do seu nascimento fala de sua missão: “salvar o seu povo dos seus pecados”

A FÉ NOS LEVA A INTERCEDER. Senhor tem compaixão. O pedido que não era pra si, mas pra sua filha. Ela implorava a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.
Há coisas que a capacidade dos pais não resolve.
Há coisas que o recurso dos pais não resolve. Esse é o lado da mãe que foi em busca de ajuda para sua filha.
No entanto existem situações que os filhos são submetidos, quer por escolhas pessoais, quer por circunstâncias externas, que não conseguem por si mesmos saírem, se libertarem.
No caso da menina, qualquer esforço dela ou de sua mãe para libertá-la não foi suficiente. Somente depois da intercessão e com a intervenção de Jesus é que ela foi completamente liberta.
Sabe qual é a grande lição aqui? Interceda, interceda...



A FÉ NOS APROXIMA MAIS DE JESUS. A expressão “atirou-se aos seus pés” indica que ela foi e adorou.
Quanto mais perto de Jesus, mais adoração.
Quando mais perto de Jesus, mais reconhecimento.
Quanto mais perto de Jesus, mais entrega.
Quanto mais perto de Jesus, mais das necessidades dos outros e menos das nós mesmos.
Quanto mais perto de Jesus, mais dependência Dele.
Quanto mais perto de Jesus, mais capacidade de dar.

A FÉ NOS LEVA A PERSEVERAR NA HORA DA PROVA. “não é justo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos”. 
O que mais falta àqueles que confessam crer em Jesus é a perseverança na hora da prova.
Esse quadro nos ensina que quanto mais duras as palavras que ouvimos, mais oportunidades temos de perseverar.
Quanto mais difícil e chata a situação que a gente viva, mais oportunidades temos de perseverar.
Toda vez que você pensa em desistir é exatamente a hora da sua prova.
Quanto mais árdua for sua situação, esta é a oportunidade que você tem de perseverar.
Sua não perseverança é igual a sua falta de fé.

A que conclusão, pois, chegamos diante desses fatos? Se Deus é por nós, quem será contra nós?Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?
Quem poderá trazer alguma acusação sobre os escolhidos de Deus? É Deus
quem os justifica! Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, Ele ressuscitou dentre os mortos e está à direita de Deus, e também intercede a nosso favor. Quem nos separará  do amor  de Cristo? Será a tribulação, ou ansiedade, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito:  “Por amor de ti somos entregues à morte todos os dias;
fomos considerados como ovelhas para o matadouro” . Contudo, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Portanto, estou seguro de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá nos afastar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Rom 8.31-39.

A FÉ NOS LEVA A VITÓRIA. A vitória da mulher foi consolidada de acordo com a declaração que ela fez (28). Foi um milagre realizado à distância. Não houve qualquer ordem vocal por parte de Cristo.

Josenilton Pinheiro




Comentários

  1. PAIStor,
    Que palavra maravilhoso, Deus falou comigo tremendamente através dessa ministração e me usou para transmitir a outras pessoas, foi bênção.
    Beijos,
    Neguinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente.

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO