TRANSFORME SUAS CRISES EM OPORTUNIDADES DE VITÓRIAS

https://files.acrobat.com/a/preview/4aa78936-23fb-423a-96bb-699344c5eadf

Transforme suas crises em oportunidades de vitórias
Base Bíblica: Gênesis 37. 1-11

José foi um modelo de superação.
Há um ditado popular que diz: “Se a vida der a você um limão, faça dele uma limonada”.
Isso significa que você deve transformar sua crise em uma grande oportunidade de dar a volta por cima e sair um excelente vencedor.

Exemplos bíblicos de pessoas que transformaram crises em oportunidades e saíram vitoriosamente.

1.  Josué e Calebe. Enquanto os seus companheiros viam os inimigos como gigantes e eles como gafanhotos, Josué e Calebe se viam como gigantes e os inimigos como gafanhotos. Souberam transformar a adversidade em uma oportunidade de desafio pessoal e de crescimento espiritual. (Números 13.31-33).

2.  A mulher do fluxo de sangue. Depois de empreender todos os recursos que tinha na tentativa de ser curada nas mãos dos médicos, converteu seus doze anos de sofrimento em alguns segundos para vencer a multidão e achar uma brecha de tocar nas vestes de Jesus para ser curada. (Marcos 5.24-34).


3.  José, o jovem que transformou a rejeição em promoção pessoal. Este é o principal personagem desta mensagem. Sua história revela o caráter de excelência que tinha desde sua juventude quando cuidava dos rebanhos do seu pai.
José é um modelo de superação pela capacidade que teve de transformar todas suas crises em oportunidades. O que para muitos seria o fim, para José foi o começo de uma grande história.


Para transformar suas crises em oportunidades de vitórias é preciso:

1.  Ser entusiasta. As palavras mais próximas de uma pessoa entusiasta são ânimo e dedicação.
Todo nível de conquista é resultado de ânimo e dedicação, em outras palavras você conquista aquilo pelo qual se anima e dedica.
José foi entusiasta. Não guardou os sonhos si nem se preocupou com as reações dos seus irmãos, ainda que para isso fosse odiando por eles. “e com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras” (Gn 37.8b).
Seus irmãos conseguiram lançar José na cova, mas não conseguiram sepultar os seus sonhos.
2.   Ser equilibrada. Enquanto os seus irmãos estavam à flor da pele por inveja, (Gn 37.11a) José estava emocionalmente equilibrado. O que falavam e o que faziam não o desequilibraram em nada, pois ele sabia que seus sonhos tinham origem em Deus dando com isso a lição de que, quem verdadeiramente confia em Deus não vive desequilibrado.
3.  Ser espiritual. Nossa realidade espiritual é mais real que a realidade física e humana. Quem tem seu foco no espiritual se concentra na realização de seus sonhos.
3.1.   Uma pessoa espiritual se concentra nos sonhos recebidos de Deus. Ou você age como os irmãos de José, humana e carnalmente, ou você age como José fiel e espiritualmente. Qual a sua escolha?
3.2.   Uma pessoa espiritual discerne tudo espiritualmente. “Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido”. (1 Cor 2.14,15).

4.   Ser economista. O medíocre dissipa o que tem enquanto o excelente faz economia. “Agora, pois, escolha Faráo um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito. Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta       parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura... assim, o mantimento será para abastecer a           terra nos sete anos de fome que haverá no Egito, para que a terra não pereça de fome” (Gn 41.33,34,36).

     A excelência está presente na mão de “um homem      ajuizado”. O que significa isto? Ajuizado é aquele que     não faz besteiras com o que ganha.

Conclusão: Os sete anos de fome na terra seriam mais terríveis se não fosse a atitude de superação que José teve. Aquele que quase foi engolido pela terra foi o que alimentou a todos pela sua capacidade de acreditar nos seus sonhos e administrar corretamente cada situação até que o sonho se cumprisse.

Frases de impacto: (Façam estas declarações juntos e aproveite para fazer um apelo).

1.  Deus está interessado em ter uma estreita relação com cada pessoa.
2.  Deus enviou Jesus para morrer na cruz no nosso lugar.
3.  O sangue de Jesus tem poder para limpar nossos pecados e nos reconciliar com Deus.

4.  Jesus nos trouxe a paz, salvação, cura, libertação, vida nova e abundante de graça e poder.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO