VERDADE E JUSTIÇA

E de minha boca não tires nunca de todo a palavra de verdade, pois me atenho aos teus juízos. (Salmos 119.43).

Dois temas são apresentados neste verso, e que versa a base da doutrina bíblica: verdade e justiça. Duas irmãs. Uma não caminha sem a outra. Sim, é assim: onde está a verdade você encontra a justiça, onde se encontra a justiça você também encontrará a verdade.
É bom que pensemos nisso, pois, a verdade e a justiça dão um equilíbrio para nossa vida.
Na oração do salmista vejo uma prece nos lábios e uma esperança no coração. O que significa essa prece nos lábios pedindo a retenção da verdade na boca senão o fato de que precisamos da intervenção divina para sermos verdadeiros e vivermos a verdade? Precisamos crer piamente que vamos reter a verdade nos lábios à medida que andamos naquele que é a Verdade. “Eu Sou o Caminho, e a Verdade e a Vida” (João 14.6).
Uma frase célebre de Theodore Roosevelt deixa bem claro sobre a necessidade de se reter a verdade como estilo de vida: “Um mentiroso não é melhor que um ladrão, e, por vezes, pode ser até pior”.
“A literatura mundial está repleta de esplêndidos livros, focalizando o problema de todos os tempos – a simulação, a impostura, a farsa, a hipocrisia, a dubiedade, o tartufismo, o fingimento, o embuste, a aparência falaz, o disfarce, o mimetismo moral, a dissimulação...”.[i]
Vamos viver a verdade esperando sempre na justiça divina, pois, “nada há mais que envileça o homem do que a mentira; vício horrendo, vil, abominável; vício de espiões, de infames. Mentimos mais alto quando mentimos a nós mesmos, e ninguém acredita no mentiroso – mesmo quando fala a verdade” (Peter Marshall).

Se é justo seu proceder é verdade seu caminhar. Firme-se na justiça e na verdade.

Aproveite o hoje.

Josenilton Pinheiro.
30/7/2018.




[i] Ilustrações para todas as horas. Moysés Marinho de Oliveira; Juerp; 1985 pag. 30

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO