PERIGO E CUIDADO

“Estou em constante perigo de vida, todavia não me esqueço da tua lei”. Salmos 119.109

Placas indicativas nas rodovias servem para orientar condutores de veículos quanto aos percursos, destinos, distâncias e serviços auxiliares como alertas da maneira como devem proceder em determinados trechos. São também, responsáveis pela diminuição de acidentes nas estradas e avenidas e ajudam a evitar tragédias.

A consciência de se estar em perigo nos faz mais alertas e aumenta em nós o cuidado. Assim aconteceu com o salmista. “Na sua lembrança da lei do Senhor estava a sua segurança; ele tinha a certeza de que não seria esquecido por Deus”.[i] Quando disse: “estou de contínuo em perigo de vida” estava consciente dos perigos em sua volta. Sabia estar sujeito aos ataques inimigos, reconhecia a vulnerabilidade da vida, a realidade de falsos amigos e outros males, e, prontamente se revestia de cuidados, primando não se esquecer da lei do Senhor. Carregava os princípios divinos como antídoto para os males e perigos da vida. Ele vivia em perigos, sabia disso, mas tinha o cuidado como um equilíbrio ideal para se ter uma vida mais quieta e sossegada (1 Timóteo 2.2.). Sobre isso, também devemos:

1.  Não ignorar os perigos reais da vida, e

2.  Nos prevenir com total cuidado para não sermos surpreendido com as armadilhas do mal.

Lembremo-nos das palavras do Senhor Jesus: “No mundo tereis aflições” (perigos), “mas tende bom ânimo” (cuidado); “eu venci o mundo”. (João 16.33). Ele deixou esse alerta para nos ensinar que vivemos sob certos tipos de perigos, mas que devemos também nos cuidar e recobrar os cuidados uns com os outros. O apóstolo Paulo escreveu: “não sejais vagarosos no cuidado” (Romanos 12.11). E ainda: “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. (1 Timóteo 4.16).

Oração: Pai Amado! Graças te damos pelos livramentos que recebemos todos os dias. Obrigado por nos livrar e nos guardar do mal. Apelamos pelo “Espírito de socorro de Jesus Cristo” (Filipenses 1.19) a fim de sermos mais cuidadosos na estrada da vida. Amém.

Pensamento do dia: “Se você é um cristão nas pequenas coisas, então não é um cristão insignificante” (Walter B. Knight).

 

Josenilton Pinheiro.

 

 

 



[i] Os Tesouros de Davi. Charles Spurgeon; CPAD; Vol. 3 p. 416

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO