LIVRE DA OPRESSÃO

Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.

Salmos 119.134

As melhores definições para a palavra opressão apontam no sentido de ser o efeito que as pessoas experimentam sob o exercício cruel do poder na sociedade ou grupo social. Dão a essa definição a sensação de “falta de ar”. O abafamento de ordem física, moral, psicológica, religiosa dentre outras.

O apelo mais contundente para os opressos está nas palavras do Senhor Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” Mateus 11:28. Warren W. Wiersbe cita que “Jesus dizia: “vinde”. Os fariseus diziam “façam” e tentavam obrigar o povo a seguir Moisés e as tradições. Mas a verdadeira salvação só pode ser encontrada numa Pessoa: Jesus Cristo. Aceitar esse convite significa crer nele. É um convite aberto a todos os que estão cansados e sobrecarregados (oprimidos), exatamente como o povo se sentia sob o jugo do legalismo fariseu”.[i]

A suplica do salmista indica a existente possibilidade de que pessoas oprimem pessoas e, uma das formas de sermos livres da opressão é também suplicando a Deus. A certeza de que era necessário tal livramento indica também que pessoas oprimidas se sentem limitadas a praticarem os preceitos divinos. Lembremo-nos da experiência dos israelitas oprimidos por Faraó. “Então o Senhor lhe disse: "Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito. Tenho ouvido seu clamor por causa de seus capatazes. Sei bem quanto eles têm sofrido”. Êxodo 3:7. Essas palavras ditas à Moisés foram demonstrações do interesse de Deus em livrar o seu povo das opressões que sofriam naqueles dias. Ele ainda continua interessado em socorrer a todas as pessoas que estão com algum tipo de opressão.

Uma promessa para refletir: Mas ele levanta da opressão o necessitado, para um alto retiro, e multiplica as famílias como rebanhos. Salmos 107:41.

Um cuidado a se ter: Devemos pedir a Deus que nos guarde da opressão e tenhamos o cuidado para não cair nessa armadilha. Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração. Eclesiastes 7:7.

Que o doce Espírito Santo possa trazer à nossa memória, nas horas de dor e opressão as palavras do Senhor Jesus em Lucas 4.18,19 que dizem: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. Lucas 4:18,19.

 

Josenilton Pinheiro


 



[i] Comentário Bíblico Expositivo Warren W. Wiersbe – Novo Testamento; geográfica, p. 51

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO