O Poder Transformador da Palavra de Deus

Neste Dia da Bíblia, celebramos a transformação que a Palavra de Deus opera em nossas vidas. Se somos novas criaturas, isso se deve à Palavra que foi pregada às nossas almas. Como nos ensina Tiago 1.21: "Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma."

A santificação que experimentamos é fruto do poder dessa mesma Palavra. Jesus nos revela em João 17.17: "Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade." É por meio dela que somos moldados e transformados segundo a vontade de Deus.

A fé que professamos também é resultado da pregação da Palavra. Romanos 10.8 nos lembra: "A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos." É essa fé que nos impulsiona a viver em obediência e esperança.

Quando andamos na luz, é porque a Palavra é a lâmpada que ilumina nosso caminho, conforme Salmos 119.105 nos ensina: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho." Sem essa luz, estaríamos perdidos nas trevas.

Nos momentos de desânimo, encontramos força na Palavra. Assim como Simão respondeu a Jesus: "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei as redes" (Lucas 5.5), também podemos nos reerguer e tentar novamente, confiando no poder das Escrituras.

O pão nosso de cada dia é um presente que Deus nos dá. Ele é o sustento que vem através do nosso trabalho e esforço. Quando deixamos que a Palavra de Deus seja nosso primeiro alimento, nossa casa se transforma em um templo sagrado. "O pão nosso de cada dia nos dá hoje" é acompanhado do pedido por perdão: "e perdoa-nos as nossas dívidas..." (Mateus 6.11-12).

Refletindo sobre nossas dívidas espirituais, precisamos considerar a importância de ler e praticar a Palavra. A dívida de tê-la e não lê-la é grave, pois bem-aventurado é aquele que lê e ouve as palavras de Apocalipse 1.3: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."

A dívida de lê-la e não praticá-la é perigosa. Jesus nos alerta em Lucas 6.49 que "o que ouve e não pratica é semelhante ao homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces." E a dívida de ensinar a outros, mas não a nós mesmos, nos desafia: "tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo?" (Romanos 2.21).

Neste Dia da Bíblia, não troquemos o Pão da Vida pelas migalhas da internet. Que possamos valorizar e nos alimentar da Palavra de Deus, reconhecendo seu poder transformador em nossas vidas.

Josenilton Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

A Ceia do Senhor: Uma Oportunidade de Recomeço

REFÚGIO E PROTEÇÃO