NÃO CALE A VOZ PROFÉTICA NA SUA VIDA


2 Cr. 16.1-14 (Vale uma leitura acurada do texto)

Começo descrevendo as notas de Antônio Neves de Mesquita sobre o texto usado. Ele diz: “Baasa atacou Judá, fortificando Ramá, para que ninguém passasse para lá ou para cá. Quando Asa viu isso, assustou-se e cometeu uma grande falta. Ora, ele vira como Deus socorre quando é procurado, mas agora, em lugar de buscar a Deus, foi buscar o socorro de um outro inimigo, o Bene-Hadade da Síria, pedindo para fazerem uma aliança. Mandou os seus homens a Damasco com um rico presente (tributo era o seu nome), pedindo para Bene-Hadade anular a aliança que tinha feito com Baasa e transferi-la para Judá. Bene-Hadade ouviu o pedido, recebeu o tributo e mandou os seus capitães contra as cidades de Israel: Ijom, Dã, Abel-Maim e todas as cidades-armazéns do norte, deixando Baasa em penúria. Em face da situação, Baasa abandonou as construções que estava fazendo em Ramá, e Asa aproveitou para trazer as pedras e a madeira para reforçar Mizpá e Geba. Foi um grande erro de Asa; e quem não erra? Asa deveria saber que Bene-Hadade não era amigo de ninguém”.
Até o trigésimo quarto ano do reinado de Asa não houve guerra (15.19). Figura dos bons tempos da nossa vida quando tudo parece bem e sem problemas, mas, a vida não é assim. Chegam os momentos do capítulo dezesseis em nossa vida, como aconteceu com Asa. Somos surpreendidos quase que diariamente nesse mundo hodierno pelos mais diferentes tipos de problemas e precisamos nos certificar se a nossa atitude frente a esses problemas vai nos levar a vencê-los ou a aumentá-los.
Qual foi a atitude de Asa? Ficou amedrontado e buscou ajuda de outro inimigo. Que coisa hem!
Com a brusca repreensão vinda do profeta Hanâni, o rei manda prendê-lo e uma seqüência trágica começa no reinado de Asa.

Por calar a voz profética o reinado de Asa ficou sem graça. (Hanâni significa gracioso). A voz profética e graciosa que visitara ao rei Asa agora estava muda.
Pense comigo e veja se não é exatamente assim que acontece quando a gente cala a voz profética. A vida fica sem graça e as coisas que antes eram motivo de alegria se tornam a penumbra da alma. A anti-sala da depressão.
No afã de resolver as agressividades que se nos abatem a alma descartamos uma das coisas mais preciosas que recebemos de Deus. A sua graça.
Creio que Deus continua falando ao seu povo as mesmas palavras que falou ao apóstolo Paulo: “A minha graça te basta”.

Por calar a voz profética o reinado de Asa ficou sem instrução e correção. As “vozes proféticas” que ressoam por ai, prometendo mundos e fundos contrapõem em grande escala ao que ensina as Sagradas Escrituras. “Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” (1 Cor.14.3).
Sem instrução, ficamos fragilizados frente aos problemas mais banais. O medo e a frouxidão parecem um grude em nossa alma, e na maioria das vezes, nos redemos. Que coisa hem!
Sem correção, voltamos a praticar os mesmos erros. Enamoramos-nos da insanidade e continuamos a fazer as mesmas coisas, esperando resultados diferentes. Já é hora de aprender! Caia fora desse marasmo e permita-se ser corrigido.
É quando não aceitamos a correção que somos pegos pelo engano, formulando em nossa mente as conclusões mais inescrupulosas e descabidas sobre Deus, sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Bem dizia o profeta Jeremias: “Enganoso é o coração mais do que todas as coisas, quem o conhecerá?” (Jr. 17.9).

Asa deixa de confiar no Senhor e seu reinado fica aberto à guerra. Se o que ele tinha que enfrentar era guerra, mais guerras viriam contra ele por não colocar em Deus a sua confiança, mas no rei da Síria. O que ele temia lhe sobreveio (Ver Jó 3.25).

Asa cala a voz profética e seu reinado fica sem misericórdia. Ele “oprimiu alguns do povo”. Gente que não tinha nada a ver com as questiúnculas do rei passa a sofrer opressão, a “pagar o pato”. Que coisa hem!
Lembre-se que as pessoas mais próximas de você, e provavelmente aquelas que mais te amam, não merecem sua falta de misericórdia, portanto não as oprima.
Se as coisas não vão do jeito que você quer não culpe os outros e muito menos descarregue sua ira momentânea sobre pessoas que te amam.
Restaure a voz profética em sua vida e volte a ser misericordioso (a).

Asa calou a voz profética ficou doente e incrédulo. “nem mesmo na enfermidade buscou ao Senhor” (12). As pessoas quando estão no leito de enfermidade ficam sensíveis e mais crédulas. Ao que parece não foi exatamente isso que aconteceu com Asa. Ele persistiu em não confiar no Senhor. Três anos não foi suficiente para ele aprender a confiar no Senhor.
E quanto a você. Quanto tempo vai ficar protelando sem confiar no Senhor?

Quando é que calamos a voz profética?

1. Quando olhamos o profeta e desprezamos a profecia. Um sem número de gente decepcionada com “a igreja” cresce assustadoramente por causa das barbaridades que andam fazendo em nome do evangelho. O profeta Hanâni não teria lugar em muitos templos evangélicos do século XXI. Ele não só seria descartado como sua profecia seria desprezada. Talvez por não ter o timbre “evangeliquês” daqueles que se acham mais verdadeiros do que o próprio Cristo. Se você é um daqueles que supervaloriza os que se dizem “profetas” tenho uma boa noticia: VOCÊ VAI SE DECEPCIONAR. Mas se você valoriza a profecia terá o cuidado exímio de olhar nas Escrituras e saber se o que dizem procede ou não. É um teste simples, mas que redunda em grandes bênçãos.
2. Quando desprezamos a multiforme ação de Deus. Findo este escrito lembrando o Evangelho Segundo São João capítulo cinco que fala da cura de um paralítico.
Moral da história:
2.1. Deus pode se mover nas águas e promover cura. “Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; então o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (4). Deus não está só nos moveres.
2.2. Deus pode não mover as águas e promover cura. O paralítico estava esperando “um mover” para ser abençoado e Jesus o fez entender que a bênção pode estar no mover. Não apenas no mover. Ele fora curado fora do mover da água
Se eu fosse ele, eu teria me jogado no tangue de Betesda. Ficaria lá até o anjo chegar...
E se eu fosse Asa não calaria a voz profética.
E você? O que faria?


Na aliança


Eu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO