NEM TUDO É O QUE PARECE SER


Leitura bíblica necessária: Josué 9.




“Você pode enganar a todos, algum tempo; a alguns, algum tempo; mas você não pode enganar a todos, todo o tempo”! Abraham Lincoln

Os versículos 1 e 2 apontam o aumento da guerra dos israelitas contra os seus inimigos. Desta vez esses inimigos se juntaram para pelejar contra Josué e contra Israel. Heteus, amorreus, cananeus, ferezeus, heveus e jebuseus se agrupam para a peleja contra Israel. Eles se ajuntaram para guerrear, pois sabiam das vitórias que Deus dera aos israelitas sobre seus inimigos.
Neste contexto aparece um povo com característica Laodicence. Refiro-me ao texto bíblico de apocalipse 3.14-22 quando Deus disse para a igreja em Laodicéia: “porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca”.
Os gibeonitas tinham essa característica horripilante e nojenta. Eles não se juntavam com os inimigos de Israel para lutarem juntos nem enfrentava Israel. Não era nem uma coisa nem outra.
“Cientes do que estava acontecendo e ia acontecer combinaram-se para enganar Josué por meio de hábil estratagema”.
Os falsos são assim. Sempre encontram pessoas para se associarem às suas falsidades.

OS GIBEONITAS USAM A MAIOR ARMA DA COVARDIA: A FALSIDADE
“Usaram de fingimento para defraudar Josué ao ponto de este fazer com eles um pacto que os deixaria viver”.
Fingiram-se embaixadores. O fingimento parece ser um dos males que mais assalta o ser humano. É um mal que muita gente recorre para se dar bem. Ex: Fingir que tudo está bem. Para esconder a real situação muita gente se esconde em uma aparência semelhante a de Laodicéia. “e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre e cego e nu” Ap. 3.17. Fingir que está entendendo. Para não passar por burro ou desinteressado muita gente finge entender e depois passa apuros. Fingir que é sincero para ganhar a confiança das pessoas. A bíblia diz em Sl. 101.7 que “o que usa de engano não permanecerá na casa do Senhor”. Fingir que gosta, que ama para conquistar o coração dos outros.

Usaram todos os artifícios para fazer a situação parecer verdadeira: Levaram sacos velhos e consertados sobre os jumentos; Odres velhos, rotos e consertados; Sandálias velhas e remendadas; Roupas velhas; Pão seco e borolento.

OS GIBEONITAS MENTIRAM DESCARADAMENTE.
Uma vez presos na falsidade, mentiram descaradamente para conseguir os seus intentos.
As características de quem é falso:
Fingimento,
Dissimulação, capa, camuflagem, disfarce.
Falsidade,
Aparência,
Hipocrisia, falsa devoção.


A MENTIRA TEM PERNAS CURTAS E SEUS DIAS ESTÃO CONTADOS.
Três dias depois. (16).
Três dias são suficientes para desmascarar um mentiroso. Ande três dias com uma pessoa e você descobrirá as suas particularidades que antes não via.
È chegado o momento onde cada um mostrará a sua verdadeira face.
É chegado o momento que cada um mostrará sua verdadeira intenção.
É chegado o momento que os filhos descobrirão seus pais verdadeiros.
Chegará o momento de provarmos se somos ou não verdadeiros discípulos.

A POSTURA DO LÍDER JOSUÉ E DA SUA TROPA.
Apesar de terem errado por não consultar a vontade de Deus (ler 14), depois de descobrirem toda a verdade eles Sustentaram a aliança. Sustentar a aliança quando está tudo bem é fácil, mas quando descobrimos que fomos enganados é outra coisa!

A SENTENÇA SOBRE OS FALSIFICADORES.
Josué com a sua tropa manteve firme a aliança feita com os gibeonitas mantendo-os vivos, porém estes não ficaram sem repreensão.
Foram amaldiçoados. (23). A sentença sobre todo aquele que usa de falsidade e mentira é a maldição. Tentaram ainda se justificar com uma conversa descabida (24).
Semelhante a figueira infrutífera. Mt. 21.18-22.
Semelhante aos vendilhões do templo. Mt. 21.12-17.
Semelhante a Ananias e Safira. At.5.

Conclusão: Abraham Lincoln disse: “Você pode enganar a todos, algum tempo; a alguns, algum tempo; mas você não pode enganar a todos, todo o tempo!”.

Como seria assistir um filme de sessenta minutos sobre a sua vida?
Hoje, se ouvirdes a voz do Senhor, não endureça o coração.
Se você tem usado de ardis fingimentos para esconder suas verdadeiras motivações das pessoas que você ama, se arrependa hoje.

Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso e guia-me pelo caminho eterno. (Sl.139.24).

Josenilton Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

AFIE O SEU MACHADO