BÊNÇÃOS DAS AFLIÇÕES

Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó Senhor, segundo a tua palavra. Salmos 119.107.

O que fazer quando se está aflito? Não há dúvidas de que é uma pergunta inquietadora e que aguça a curiosidade das pessoas que sofrem algum tipo de dificuldade. Porém, a Palavra de Deus nos enche de fé e nos desperta para as promessas que nos asseguram triunfar sobre todas as aflições. No Novo Testamento o apóstolo Paulo nos faz lembrar de que “as aflições do tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” – Romanos 8.18. Semelhante ao salmista, Paulo também não nega a possibilidade das aflições. Negá-las seria um atraso na superação destas. É impressionante quando a gente admite estar aflito! Os motivos são diferentes de pessoa a pessoa. O problema que aflige um, não é necessariamente o mesmo que aflige o outro, ou, pelo menos, na mesma dimensão. Então, o que fazer?

Proponho quatro ações que devem ser refletidas e aplicadas na sua vida:

1. No enfrentamento das aflições reconheça sua humanidade. Devemos lidar com as aflições até que sejam resolvidas. As dores podem parecer insuportáveis, mas não duram para sempre. Não se culpe, não se cobre por ter que enfrentar um período difícil. Aprenda a extrair lições para toda a vida. “Antes de ser afligido, eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra”. Salmos 119.107. Como escreveu Ernest Renan: “Os golpes da adversidade são terrivelmente amargos, mas nunca estéreis”.

O escritor François Mauriac afirmou: “A existência humana parece um longo e perigoso ziguezague encosta acima. A escuridão prevalece durante quase todo tempo da subida, e a luz só começa a brilhar no fim, quando o cume iluminado emerge, de maneira transcendente sobre a névoa da existência humana”[i].

2. No enfrentamento das aflições tenha um olhar aguçado nas promessas de Deus. São muitas as promessas que Ele fez. Abrace-as:

·        Ele prometeu estar conosco. Mateus 28.20;

·        O anjo do Senhor acampa-se ao redor daqueles que o temem. Salmos 34.7;

·        O Senhor nos salva das angústias. Salmos 34.6

·        Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8.31;

·        Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Salmos 46.1

 

3. No enfrentamento das aflições faça um clamor fervoroso. Quando Bartimeu soube que Jesus estava saindo de Jericó, começou a clamar fervorosamente: “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim” Marcos 10.47. O clamor é a demonstração que prova nosso interesse em mudar.

 

4. No enfrentamento das aflições tenha boas expectativas. Nas mais difíceis horas de sofrimento Jó fez uma declaração cheia de esperança e expectativas de livramento: Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. Jó 19:25. Outra demonstração de boas expectativas são vistas na vida do apóstolo Paulo: porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:12. Erga-se frente as aflições que passa na vida. Lembre-se sempre da exortação apostólica: Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por ele -Filipenses 1:29.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8:37.

 

ORAÇÃO: Pai celestial, ajuda-nos a perseverar em oração. E se desfalecermos nas aflições, lembra-nos de que és a fonte inesgotável da paz. Amém.

 

PENSAMENTO DO DIA: “Quando você se sentir no fim dos seus limites ou recursos, lembre-se de que Deus está na outra extremidade” – 

Lettie B. Cowman.

 

 Josenilton Pinheiro.



[i] Ilustrações para todas as horas. Moyses Marinho de Oliveira; Juerp; p. 176

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO