Deus X _____________. O que compete com Deus na sua vida?

Aborreço a duplicidade, mas amo a tua lei. Salmos 119.113

Então Elias se chegou a todo povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se O Senhor é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada respondeu! 1 Reis 18.21

O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tiago 1.8

“Os dúplices eram pessoas indecisas que, portanto, não assumiam um compromisso[i]”. A falta de um verdadeiro compromisso com Deus é frequentemente percebida em muitas pessoas que se dizem cristãs. Não é um julgamento. É uma constatação. A dissimulação, a falsidade e o fingimento, formam a tríade que sustenta a duplicidade. É um tipo de comportamento persuasivo que teve seu início no engano que a serpente produziu no coração de Eva. Gênesis 3.6 diz: “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu”. A serpente foi persuasiva e conseguiu lograr êxito sobre o primeiro casal. Essa sagacidade continua ludibriando muita gente que se detém no que é aparente e não no que é pela fé[ii].

A firmeza do salmista, o desafio de Elias e a coragem de Tiago em denunciar a duplicidade de comportamento diante do criador é um apelo a se refletir com responsabilidade nossa vida com Deus. Para o salmista, não se ama os princípios de Deus enamorando as paixões do mundo. Talvez uma paráfrase de 1 João 2:15: Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Para Elias, a duplicidade é medida pela instabilidade dos pensamentos. O que ele chama de ‘coxear’ no sentido de se apoiar naquele que daria ao povo mais segurança, é o tipo de comportamento presente até os dias de hoje, onde, voluntariamente ou não, as pessoas buscam vantagens de dois lados, mas não se definem nem por um nem por outro. Tiago disse que pessoas assim são inconstantes em todos os seus caminhos, e começa afirmando: Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. Tiago 1:7.

Fica claro que a verdadeira vida cristã nunca será dúbia. Não terá suas colunas firmadas em pilares transitórios das paixões mundanas[iii].

Então! O seu coração está dividido?

Ama verdadeiramente ao Senhor?

Que sua resposta seja igual a de Pedro: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo João 21:17.

Pensamento: Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor! Fazem as suas obras às escuras e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?
Isaías 29:15

Oração: Damos graças, ó Deus, porque onde quer que estejamos ou o que quer que façamos, estamos sob teu gracioso olhar nos atraindo para permanecermos na tua presença. Mantém-nos guardados de tudo aquilo que queira competir com o Senhor em nossas vidas. Que nossa decisão seja sempre: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor[iv]. Amém!

Josenilton Pinheiro.

 

 

[i] Comentário Bíblico Expositivo; Warren W. Wiersbe- Poéticos; p. 307

[ii] (Porque andamos por fé, e não por vista). 2 Coríntios 5:7

[iii] Ela nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa, Tito 2:12

[iv] Josué 24.15


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO