FOME RARA

 Abro a boca e suspiro, ansiando por teus ensinamentos. Salmos 119.131

Em outro tempo profetizava Amós: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor” (Amós 8.11). Minha ênfase aqui não é discorrer o cumprimento profético deste texto, mas refletir de forma comparativa ao Salmo 119.131, o sentido do anelo pelas palavras de Deus. O salmista descreveu, como anseio. O profeta Amós, com fome e sede. Ambos descrevem o valor atribuído às Palavras de Deus. Um demonstra seu valor ansiando pelos ensinamentos contidos nas palavras de Deus, outro, ilustra um julgamento sobre Israel a ponto de as pessoas desejarem ansiosamente ouvir o que Deus tinha a dizer.

A fome pela Palavra de Deus é rara. Muitas vozes “de serpentes” têm engodado até os escolhidos (Mc.13.22) e deixado vestígios inconsequentes em pessoas que “buscam mestres de acordo com suas próprias vontades” e sem que percebam ou admitam, são “inimigos da cruz de Cristo e cujo deus é o seu próprio ventre”. (Fil. 3.18,19).

Ansiar pelos ensinamentos de Deus é uma fome rara porque somos da geração “amante de si mesma” (2 Tm 3.2) que coloca o amor que deveria ser devotado a Deus e às pessoas em último plano.  (Mc 12.31). De certo modo, cabe aqui as palavras de Jesus: “ó geração incrédula” (Mc. 9.9), pois, ‘somos incapazes’ de nos abster de nossos apetites, mesmo vivendo e lidando com pessoas oprimidas. “esta casta não pode sair com coisa alguma, a não ser com oração e jejum”. (Mc. 9.29).

Todos nós sabemos que apetite é sinal de vida saudável. É um parâmetro que indica a normalidade funcional de um corpo. Sua falta, porém, indica algum tipo de deficiência física ou emocional. O fato é que, a falta de apetite deve ser vista como alerta para possíveis doenças.

Sobre a falta de apetite pelas coisas de Deus não deveríamos pensar da mesma forma? O que leva uma pessoa cristã ficar indiferente aos interesses do Reino de Deus? Nossa fome pelos ensinamentos de Deus é como a do salmista? Ou estamos estagnados nas distrações sem perceber o sentido das palavras: “Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc. 10. 42)?

Pensamento: “Tudo o que se faz por amor adquire formosura e se engrandece”. Louis Évely

Oração: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Salmos 51:10-12. Amém.

Josenilton Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO