O PODER DA PALAVRA DE DEUS

A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos simples. Salmos 119.130

Todos nós precisamos de luz para viver. Todos nós precisamos de entendimento. São duas bênçãos específicas que são produzidas em nós como resultado do poder da Palavra de Deus. O salmista já tinha exaltado esse poder iluminador quando declarou: Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos. (Salmos 119.105. Mesmo sabendo dessa verdade, muitas pessoas andam desenfreadamente em trevas: “a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más” João 3.19.

Existe uma diferença em simplesmente pregar e fazer uma exposição fiel da Palavra. Pregação por pregação se ouve nos dias de hoje para todos os gostos e estilos. Variedade de pregação e de pregadores não faltam, mas falta muito quem faça uma exposição fiel em resposta ao que Jesus ordenou à sua equipe de discípulos: “ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ensinado”. Mateus 28.20. Ensinar neste sentido é um exercício constante, intencional e sacrificial. Constante porque exige de nós permanência. Intencional porque seu objetivo é nos transformar de forma substancial e sacrificialmente, porque é fazê-lo na contramão de um sistema religioso crescente, que prega para agradar aos ouvintes: Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos. 2 Timóteo 4:3. Guilherme C. Kerr, professor de homilética ensinava: “Pregar bem não é simplesmente agradar. É instruir, é iluminar a vida em todos os aspectos, do mais grave ao mais trivial, é alimentar o rebanho”. Fica evidente que os dois principais desafios para nós pregadores é fazer produzir aos ouvintes as duas bênçãos citadas pelo salmista: Produzir luz a quem nos ouve, e dar entendimento a quem as recebe com humildade e simplicidade. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.12.

Nas palavras de Spurgeom 1: “Tão logo as palavras de Deus são admitidas na alma, já a iluminam; que luz pode ser esperada da sua permanência prolongada!”.

Pensamento: “Os sermões ricos de eloquência levam o povo a elogiar o pregador. Contudo, as mensagens ungidas e inspiradas levam o povo a louvar ao Senhor.” (Charles G. Finney 1792-1875).

Práticas:

1. Pregue e ouça a Palavra de Deus até que possam ardem em seu coração. Lucas 24.32;

2. Confesse a Palavra para salvação. Romanos 10.8,9;

3. A fé vem pela pregação da Palavra de Cristo. Romanos 10.17;

4. Prega o Evangelho. Marcos 16.15

Oração: Agradecemos a Ti, ó Deus por tua Palavra. Que a cada dia possamos desfrutar dos benefícios e poder que ela produz em nossa alma, com luz e entendimento. Amém.

Josenilton Pinheiro

 

1 1 Os Tesouros de Davi. Charles Spugeon. CPAD. Vol.3 p 455

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO