O QUE VOCÊ QUER NO NOVO ANO?

Referência bíblica necessária: Provérbios 16.1-3

Ao homem os projetos do coração, de Iahweh vem a resposta da língua.
Todos os caminhos do homem são puros a seus olhos, mas Iahweh pesa os espíritos. Recomenda a Iahweh tuas obras, e teus projetos irão se realizar.
Bíblia de Jerusalém
Versículo para memorizar: O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor – Provérbios. 16.1

Para refletir: “A coisa mais importante deste mundo não é onde você está, mas para onde está indo”.
Oliver Wendell Holmes

Panorama geral: Os seguintes textos bíblicos apontam para a necessidade humana de se fazer planos para o futuro. Leia-os com o coração aberto:
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor – Pv 16.1
O coração do homem propõe o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos – Pv 16.9
Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do Senhor permanecerá – Pv 19.21
Eu sei, ó Senhor, que não é do homem o seu caminho; nem é do homem que caminha o dirigir os seus passos – Jr 10.23.
Estes textos nos estimulam a buscar a realização dos nossos sonhos independente do lugar onde estamos agora. Sobre as coisas que aconteceram no passado não podemos fazer nada, mas podemos nos projetar melhor para o futuro onde reside a concretização de todos os nossos sonhos, se começarmos a sonhar agora.
“Você pode começar a correr atrás de seu sonho ainda hoje” (John Maxwell).

Principais ensinos do texto: Estamos nos últimos dias do ano de 2008, o ano da aliança. É fácil olhar pra trás e dizer: “como o ano passou rápido!” Com a proximidade de mais um ano somos desafiados por Deus, pelas circunstâncias e por nós mesmos a planejarmos com sabedoria estratégica o ano de 2009. Que seja o ano de maior conquista na sua vida.
Selecionei neste estudo frases e conceitos de Jonh Maxwell que estão destacados em itálico de dois livros: A jornada do sucesso e Você faz a diferença.
“Todos nós estamos numa jornada, quer tenhamos consciência disso ou não. Estamos viajando o inevitável fim de nossas vidas. A verdadeira questão é, portanto, se vamos definir um destino e tomar rumo certo para alcançá-lo ou se vamos nos deixar levar pela maré, permitindo que outros determinem qual será nosso fim. A escolha depende inteiramente de nós”. 1
Maxwell cita cinco coisas que um sonho faz por nós:
1.    O sonho nos dá direcionamento.
2.    O sonho aumenta nosso potencial.
3.    O sonho nos ajuda a definir prioridades.
4.    O sonho valoriza nosso trabalho.
5.    O sonho prediz nosso futuro

CINCO PASSOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM SONHO 2
1.    Creia em sua capacidade de ser bem-sucedido. Você precisa crer que pode ser bem-sucedido. Você precisa admitir para si mesmo que é capaz de descobrir seu sonho a fim de poder efetivamente alcançá-lo. Você não precisa ser um gênio, nem sortudo e nem rico. Só precisa acreditar que as coisas podem acontecer.
2.    Livre-se do orgulho. Pessoas que estão cheias de si mesmas não tem espaço dentro delas para um sonho capaz de mudar suas vidas. O orgulho pode impedir que você tente coisas novas ou que faça perguntas por medo de parecer tolo.
3.    Cultive o descontentamento construtivo. Todas as invenções são resultado do descontentamento construtivo. Cada inventor, não satisfeito com alguma coisa, encontrou uma forma construtiva de superar a insatisfação, seja através da criação de algo novo ou do aperfeiçoamento do que já existia.
         Earle Wilson comentou: “Se o que você fez ontem ainda lhe parece muito importante então você ainda não fez o suficiente no dia de hoje”.
4.    Fuja do hábito. Um hábito pode ser definido como algo que você faz sem pensar. O hábito pode matar um sonho porque, quando você pára de pensar, pára de questionar e de sonhar. Comece a aceitar o que é, sem pensar no que poderia ser. O hábito pode fazê-lo desistir sem nem pensar nas possibilidades. Ele fecha vagarosamente a porta que leva ao potencial.
5.    Busque o equilíbrio entre criatividade e caráter. Nem todos os sonhos do mundo serão capazes de fazer algum bem a não ser que você esteja pronto a se levantar e trabalhar.

VERDADES QUE NÃO PODEM SER ESQUECIDAS
O que diferencia o idealizador de um sonho de um mero sonhador é a ação”. Pouco ou nada vai adiantar se você sonha e não está disposto a correr atrás do sonho. Como diz um ditado italiano: “Entre o dizer e o fazer existem vários pares de sapatos gastos”.
Nem todos são incentivadores dos seus sonhos, principalmente os familiares e amigos mais próximos’.
Você precisa aprender a lidar com duas classes de pessoasBombeiros – Pessoas que querem apagar as chamas dos seus sonhos; Incendiários – Pessoas que querem ajudá-lo e vão fazer o que for necessário para que as chamas de seu sucesso fiquem ainda mais altas.
Se você não sabe para onde está indo, é melhor ir para outro lugar” (Yogi Berra).
Conclusão: Selecionei mais algumas verdades sobre a realização de sonhos que servem de leme para nossa vida.
Prepare-se para os desafios“Todo desafio tem uma oportunidade, e toda oportunidade tem um desafio”.
A mudança é possível, mas só se você desejá-la muito”. Como observou Fred Smith: “Você é como é porque é assim que deseja ser. Se realmente quisesse ser diferente, você estaria no processo de mudança neste exato momento”.
Prepare-se para grandes mudanças mudando a si mesmo. “Qualquer mudança que ocorre no mundo sempre começa primeiro, como mudança interior de um indivíduo. Esta é a razão por que o dramaturgo Gerge Bernard Shw disse: “É impossível haver progresso sem mudança e quem não consegue mudar a si mesmo não muda coisa alguma”.
Que em 2009 esteja sobre nós a bondade do nosso Deus Soberano. Consolida, para nós, a obra de nossas mãos; consolida a obra de nossas mãos! (Sl. 90.17)3. Prepare-se para o ano das grandes conquistas!
Josenilton  Pinheiro
Notas:
1- John C. Maxwell, A Jornada do Sucesso, 2000, Associação Religiosa Editora Mundo Cristão, pag 36;
2- Ídem, pag. 44-46
3- Bíblia de Estudo NVI – Nova Versão Internacional.
A Bíblia de Jerusalém – Edições Paulinas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO