A ALEGRIA VENCE A ANGÚSTIA


“Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia. ”
Salmos 119:92.

Quem se descobre humano percebe desde cedo que a angústia é uma das experiências mais humanas que existe. O problema reside no fato de que a maioria não sabe o que fazer quando ela chega. Deus nunca disse que não as teríamos, mas assegurou ser o nosso “socorro bem presente na hora da angústia” - Salmos 46:1.
Ele é “um alto refúgio em tempos de angústia. ” Salmos 9:9.

O apego do salmista com a palavra de Deus foi tão intenso que ele fez da lei do Senhor a arma de defesa pessoal contra as angústias que teve. A alegria de se apegar com tanta intensidade com a lei do Senhor deu a ele vitórias incontáveis.
A angústia rouba o vigor, a alegria dá vigor; a angústia enfraquece a alma, a alegria dá força.
“O salmista reconheceu que somente pela Palavra de Deus foi liberto, mas reconheceu também sua responsabilidade de se deleitar na lei de Deus”[i].
A viva palavra de Deus, chamada pelo salmista de “tua lei”, é como a chegada de boas novas em dias de angustia e dor.
·         A chegada do Messias foi proclamada como boas-novas: E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2:10,11.
·         A mensagem sobre o Messias é de boas-novas. O Espírito do Senhor Jeová está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos. Isaías 61:1.
·         O poder das boas-novas vivifica. Isto é a minha consolação na minha angústia, porque a tua palavra me vivificou. Salmos 119:50.

Assegurado está o cristão que se apega à Palavra do Senhor em todo tempo, na certeza de que podemos nos refugiar e nos esconder nele, como escreveu Lettie B. Cowman: “não podemos nos esconder de Deus, mas podemos nos esconder em Deus”.

4 Decisões para lidar com a angústia.

1. Manter-se forte diante de toda adversidade. Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.
Provérbios 24:10.
2. Esforce-se até encontrar alegria na lei do Senhor. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás. Josué 1:8.
3. Lembre-se que somos participantes das aflições de Cristo. Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo: para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 1 Pedro 4:13.
4. Aprenda a viver em paz com sua angustia. Ela nunca vai separar você do amor de Cristo. “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? ” Romanos 8:35. “As mais eloquentes, as mais ternas, as mais afáveis epístolas de Paulo, foram escritas na prisão! Fato análogo ocorreu com o livro de Apocalipse, escrito pelo apóstolo João quando estava desterrado na rochosa e solitária ilha de Patmos”[ii].

Pensamento: “Quando você se sentir no fim dos seus limites ou recursos, lembre-se de que Deus está na outra extremidade”. (Lettie B. Cowman).

Oremos pelos que estão angustiados e não sabem o que fazer para que o Senhor os faça lembrar “que são bem-aventurados os que suportam aflições”, pois, o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão. (Tiago 5.11).

Josenilton Pinheiro.




[i] COMENTARIO BÍBLICO MUNDO HISPANO TOMO 8 SALMOS
[ii] Robert G. Lee – Ilustrações para todas as horas. Juerp, 1985, pag.176

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO