NUNCA ESQUECER O QUE DEUS FALOU


Nunca me esquecerei dos teus preceitos, visto que por eles me tens dado vida. Salmo 119.93

Uma das principais percepções que temos quando lemos as Escrituras é que os preceitos de Deus produzem vida para quem os obedecem. Tudo o que nela se entende por preceitos divinos traz consigo uma energia invisível que da vida e mantém viva nossa existência, nos fazendo sempre atentos ao que Deus diz. Há uma sutil diferença entre esquecer e desobedecer aos preceitos divinos, todavia, tanto um quanto o outro ocasionará em terríveis consequências.
“Nunca me esquecerei” para o salmista não é uma distração da memória como se esquece onde guardou um objeto. Ele estava se firmando na certeza de que não faria pouco caso dos preceitos divinos e a prova disso seria coloca-los diuturnamente placas indicativas dentro de si e não apenas diante dele.
Era uma atitude proposital para manter acesa a luz que ilumina o caminho (Salmo 119.105). Nunca se esquecer dos seus preceitos é torna-los tão vivos a ponto de não precisarmos de placas externas indicando os perigos. Imagine numa viagem você se deparando com uma curva acentuada. Havendo placas indicativas ou não sua primeira reação é desacelerar o carro. Por que? Porque você tem consciência que está diante de um perigo. Ou seja: o conceito de certo ou errado não está nas placas indicativas da vida, mas naquilo que carrega dentro de si. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Romanos 1:18,19.
No capítulo 19 dos salmos Davi apresenta como Deus faz para manter vivos seus preceitos em nós.
  • ·         Os céus proclamam;
  • ·         O firmamento anuncia;
  • ·         Um dia discursa a outro dia;
  • ·         Uma noite revela conhecimento a outra noite;
  • ·         Por toda terra se faz ouvir a sua voz;
  • ·         E as suas palavras até aos confins do mundo.

É por isso que ele afirma: a lei do Senhor é perfeita...os preceitos do Senhor são retos... e em os guardar, há grande recompensa.
Nunca se esqueça o que Deus falou:
·         Sobre você. Você é imagem e semelhança do Criador. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... Gênesis 1:26.
·         Sobre ouvir e obedecer. Se somente ouvires diligentemente a voz do Senhor teu Deus para cuidares em cumprir todos estes mandamentos que hoje te ordeno; Deuteronômio 15:5.
·         Sobre adversidades da vida. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Romanos 8:18.
·         Sobre a eternidade. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Lucas 12:20.

Pensamento: “A Palavra nos capacita a lidar com as mudanças da vida e com as crises que surgem”[i]. (Warren W. Wiersbe).

Inspiração: Meu filho, nunca se esqueça das coisas que eu lhe ensinei. Guarde sempre no seu coração as minhas instruções”. Provérbios 3.1 (NBV-P).

Oremos para nunca nos esquecermos dos preceitos do Senhor. Principalmente diante das adversidades.

Josenilton Pinheiro.


[i] Comentário Bíblico Expositivo; Poéticos; Vol. 3 pag.304.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO