DEUS, O SUSTENTADOR DE TODAS AS COISAS


“Conforme os teus juízos, assim tudo se mantém até hoje; porque ao teu dispor estão todas as coisas”. Salmos 119.91.

Quando participei da primeira aula de teologia tive o privilégio de ouvir um excelente pastor e professor que com maestria expunha as aulas de teologia sistemática. O pastor Jorge Fernandes se tornou um referencial para mim sobre a sublime missão de aprender para ensinar a outros. Naquela ocasião ele apresentou uma definição sobre Deus que eu nunca me esqueci. Dizia: “Deus é um Ser perfeitamente bom que em seu santo poder cria, dirige e sustenta todas as coisas”. Claro que essa definição de Deus não invalida as vastas definições no campo teológico, mas para mim naquele momento isso me saltou mais como uma revelação do que como definição. E a bem da verdade é bom crer em Deus nessa perspectiva. Ele é bom, é criador, dirige e sustenta tudo, inclusive as nossas vidas.
Ao ler o texto do salmista percebo exatamente o que o professor Jorge ensinou.
Tudo se mantém até hoje”. Que frase extraordinária! Sobre isso Spurgeon perguntou: “qual das obras de Deus não é impregnada de uma bela ordem?”. Todo cristão deve refletir sempre sobre esse cuidado que Deus tem com tudo aquilo que criou. Há um zelo especial do Deus criador com o ser criado. O exercício da fé nesse sentido, precisa ser constante a fim de que, como seres criados, não sejamos tragados pelas circunstâncias adversas que sempre acontecem conosco. Em um dos ensinos, Jesus falou sobre os que edificam casas sobre a areia e outros sobre a rocha (Mateus 7). Ele se referia sobre a diferença que há entre os que obedecem a palavra de Deus daqueles que não obedecem. Dr. Aldery Nelson Rocha cita na Bíblia Revelada que “a provação dos fundamentos oriundos da prática da palavra de Cristo são: Chuva, correntes e ventos batedores”, ou seja, são circunstâncias muito difíceis que vêm contra pessoas prudentes e sobre pessoas insensatas. Quando aparecem provocam nelas medo ou coragem, paralisia ou ação. Toda situação difícil provoca uma dessas reações. Não importa o quanto somos capazes de dissimular o medo ou a coragem nos embates da vida. Existem pessoas que diante de crises se mostram corajosas, mas por dentro carregam medo. Outras, aparentemente medrosas, são na verdade cheias de coragem. Quem perceber que entre uma reação e outra (medo ou coragem) o mais importante é decidir pela coragem entenderá que quem manda no seu mundo interior é a escolha que se faz. Medo ou coragem é uma escolha! Lembre-se das palavras de Deus para Josué: “Sê forte e corajoso! Josué 1.9.
Decida pela coragem.

Verdades sobre Deus ser o sustentador de todas as coisas.

         I.            Ele é o Rei por todo o sempre. Êxodo 15.18;
       II.            Ele domina sobre todos os reinos. 2 Crônicas 20.6;
     III.            Ele é o Rei Eterno. 1 Timóteo 1.17;
    IV.            Ele está com você como sempre esteve. Mateus 28.20.

O Deus que sustenta todas as coisas também cuida de você!

O medo é um microscópio que aumenta o perigo”. (Commerson).

Pensamento:Para o otimista, todas as portas têm maçanetas e gonzos; enquanto para o pessimista, todas têm fechaduras e trancas”. (Clarence E. Macartney).

Oremos pelas pessoas que se movem mais pelo medo do que pela fé. Que todos redescubram que o amor lança fora todo medo. 1 João 4.18.

Josenilton Pinheiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO