AMAR OS MANDAMENTOS DE DEUS

 Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que ouro fino. Salmos 119.127

 

Nas palavras de Matthew Pool, devemos amar os mandamentos de Deus, pois “os mais infames dos homens não os apreciam”. Isso quer dizer que apesar dos ímpios violarem os mandamentos do Senhor (126), os justificados em Cristo os amam e demonstram a intensidade desse amor: “mais do que”.

Afirmar amor aos mandamentos de Deus foi uma resposta contrária ao comportamento dos ímpios. O fato deles agirem dessa forma é um incentivo a mais para nós cristãos agirmos diferente. Ainda que essa seja a tendência de muitas pessoas, repetir o que enxergamos sem filtrar o comportamento delas à luz do que já sabemos sobre a vontade de Deus é um risco. Precisamos buscar o caminho do discernimento a fim de não violar o que Deus orienta: Amar seus mandamentos e tê-los sempre à vista.  Velar para que não sejam esquecidos. Alimentar a alma a cada amanhecer e responder com um não a todos os outros convites que possam querer contagiar a aliança que temos com seu Criador. Um amor que transcende as benesses que as riquezas ou os prazeres possam dar. A propósito, Jesus disse que o amor às riquezas concorre com o amor a Deus. O salmista não invalida a preciosidade do ouro fino. Atribui o zelo aos princípios de Deus como mais dignos de serem amados do que a transitoriedade das riquezas. Ao dizer “amo mais” ele admitiu amar em certo nível as riquezas que possuía. Essa é a dinâmica da vida. Saber a medida certa das coisas. Certamente ele fazia menção às palavras do Salmos 62.10: “Se as vossas riquezas aumentam, não ponhais nelas o coração”.

Qual o segredo? Qual a chave mestra para amar os mandamentos de Deus dessa forma? Certamente é a decisão de ter a Palavra de Deus em primeiro lugar em nossa vida. Antes mesmo dos pensamentos, dos sentimentos e das emoções.

Pensamento: “Se você é um cristão nas pequenas coisas, então não é um cristão insignificante”. (W. B. Knight).

Oração: Senhor Amado, dá-me a coragem para amar os teus mandamentos mais e muito mais do que as bênçãos que eu recebo de ti. Que eu possa confessar a tua palavra como fez o salmista: “amos os teus mandamentos mais do que”. Amém.

Josenilton Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO