AÇÕES DE UM SERVO EXCELENTE


Texto Bíblico: Daniel 1.
Do mesmo modo que a inspiração de uma canção reflete a vontade de Deus para o seu povo, assim também é a inspiração de um texto ou de um tema. Não tenho dúvidas de que é chegado o tempo de experimentarmos as coisas mais excelentes que Deus quer para as nossas vidas.
Na verdade toda a vontade de Deus gira em torno da excelência.
O que é inferior a excelência não é da vontade de Deus para o seu povo. Entender isso exige cura!
Fomos tão mal acostumados a nos conformar com o medíocre que, mesmo caminhando para uma terra que mana leite e mel, desejamos as migalhas do Egito (Nm. 11.18-20 Por favor leia este texto). Não somos tão diferentes daqueles homens murmuradores do deserto, todavia, Deus quer que sejamos transformados pela renovação da nossa mente para experimentarmos a sua excelente vontade (Rm. 12.1,2).

Enquanto nos conformarmos com o padrão do mundo não vamos experimentar o padrão de excelência.
Enquanto estimarmos a mediocridade estaremos bem distantes da vontade de Deus.
Quando o Senhor formou o homem não o fez para um lugar de miséria ou de mediocridade.
O jardim do Édem representava a excelência preparada por Deus para o homem. Optar por um fruto proibido foi uma opção medíocre tendo em vista a grandeza dos frutos que estavam à sua disposição.
Quando Adão e Eva optaram por o fruto proibido estavam sendo enganados pelas mentiras de satanás para não viver o que Deus projetou para eles. Satanás sabe que Deus tem o que há de mais excelente para o homem, mas como ele perdeu, na queda, os benefícios da excelência do Reino de Deus, quer também que o homem não experimente e a arma que ele usa para isso é o engano. A unica forma de neutralizar o esse engano é conhecendo e obedecendo a palavra do Senhor.
Dos jovens escolhidos para estar diante do rei Nabucodonozor estavam Daniel, Hananias, Misael e Azarias. Todos estes tiveram seus nomes trocados para caracterizar o paganismo do rei, mas não perderam as marcas de excelência que marcavam o seu caráter. Foram escolhidos porque eram “jovens sem defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução e tinham a capacidade para assistir no palácio do rei” (4). Porem para assumirem o posto precisava passar por um período de teste de três anos, (tempo necessário para que fossem habilitados ao serviço), comendo e bebendo aquilo que o rei havia estabelecido.
Por que todas estas exigências?
Por que tais critérios?
Por que um rei pagão exige que os seus servos sejam os melhores e os mais bem preparados?
A resposta a estas três perguntas pode se resumir no seguinte:
O rei era pagão, mas não era burro nem medíocre. Ele entendeu que poderia ter um reinado o mais excelente possível e exigiu que até mesmo os empregados fossem de excelência.
O contexto social no qual vivemos neste século XXI não é menos pagão que o reinado de Nabucodonozor. Os mais profanos da nossa sociedade brasileira, os mais imorais e os mais inescrupulosos são os que mais propagam a excelência, enquanto a detentora desse direito (a Igreja de Cristo na terra) se mantém muitas vezes inerte, inoperante e conformada com a mediocridade.
Já chegou a hora de arrancar das mãos de Nabucodonozor esse direito de posse e ser a igreja dos sonhos de Jesus: A igreja por excelência.
Sabendo que é da vontade de Deus que desfrutemos de toda a sua excelência, quais são as ações que Ele espera de nós como seus servos?
A primeira ação de um servo excelente é que ele surpreende o Senhor. Isto significa que ele dá o máximo de si naquilo que faz porque na verdade ninguém surpreende o Senhor. É a atitude do filho sábio descrito em Provérbios 10.1 – “Um filho sábio alegra a seu pai; mas um filho insensato é a tristeza da sua mãe”. Significa ainda que ele não omite suas habilidades e as usa exclusivamente para o engrandecimento do Reino de Deus. Surpreender aqui tem o sentido de alegrar o coração de Deus. Quando Daniel propôs no coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho (8) alegrou o coração de Deus com a sua atitude de fé ao pedir ao chefe dos eunucos que não se contaminasse. “Vivendo no palácio real, onde a vida dependia dos caprichos do rei, tentar mudar uma ordem requeria muita fé e muita coragem” (A.N.Mesquita – Estudo no livro de Daniel pag. 22).
A segunda ação de um servo excelente é que ele se empenha pelo que é excelente. Ele é primoroso. Isto é uma decisão. Fato que aconteceu com Daniel quando propôs no seu coração não se contaminar com as iguarias do rei (Dn. 1.8). Entre as iguarias estabelecidas pelo rei e os legumes escolhidos por Daniel a excelência estava na atitude de Daniel. Ele sabia que, se comesse das iguarias do rei seria contaminado por causa do apego do rei com os deuses caldeus. Essa atitude de Daniel o engrandeceu como engrandece qualquer homem. Por ser ele primoroso no que fazia “Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante dos chefes dos eunucos”. Ser primoroso é fazer o melhor pra Deus. Gosto da canção “faça o melhor pra Deus”. É isso aí!
A terceira ação de um servo excelente é que ele não se contenta com o mediano. A bíblia sagrada que é um manual por excelência não ensina o homem a ser menos do que o estabelecido por Deus que fosse. Não é um manual de miseráveis e conformados com o padrão do mundo. A bíblia é um manual para excelentes e se você não o for ela não serve pra você. Quando nos distanciamos da palavra de Deus nos conformamos com tanta facilidade das coisas medianas que nem damos conta disso. Basta olhar para a influencia que a mídia tem sobre as pessoas que, quase sempre nunca pensam sobre aquilo que está vendo e ouvindo. Essa mídia profana ensina as pessoas a não pensar e se as leva a pensar é de maneira medíocre como se as inverdades apresentadas fossem dignas de confiança. Tome cuidado com esses “formadores de opinião”. Seja qual for seu oficio empenhe-se em ser o melhor possível. Isso é excelência!
A quarta ação de um servo excelente é que ele aprende em todo tempo, e com todos. Os medíocres são apenas informados, os excelentes formados. É bem verdade que os informados erram menos, mas os formados quase sempre não erram por causa do compromisso que tem com a verdade do conhecimento que adquiriram (Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez Pv.13.16). Quer ser um servo que surpreende teu Senhor com atitudes de alegria? Empenhe-se em aprender em todo tempo, de tudo o que for possível e com todas as pessoas.
Somente os tolos desprezam o conhecimento - Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? (Pv. 1.22). A GRANDE lição aqui é: Não se conforme em não saber. Aprenda e faça!
Até os tolos são chamados a terem bom senso, quanto mais os que se dizem inteligentes - Vocês, inexperientes, adquiram a prudência; e vocês, tolos, tenham bom senso. (Pv. 8.5).
O acesso ao conhecimento graças a tecnologia é de fato uma grande bênção. Pena que muitas pessoas usam a tecnologia como único meio de aprendizado e conhecimento. Nada, nem mesmo a tecnologia vai substituir o principio bíblico de discipulado ensinado por Jesus: “ensinando-os a guardar todas as coisas” (Mt. 28.20).
Aprenda com as pessoas que te ferem a ser uma fonte que jorra perdão.
Aprenda com as dificuldades a ser fiel e perseverante.
Por mais difícil que uma situação possa ser, extraia o que há de excelente em você. Pelo menos tente. “A única pessoa que não falha é aquela que nunca sai de seu caminho habitual” (John C. Maxwell-A jornada do sucesso pag. 148). Para viver na excelência é necessário sair do caminho habitual. Mova-se.
A quinta ação de um servo excelente é que ele avalia o que faz, e é capaz de ser corrigido. As ações de uma pessoa que avalia estão nas palavras:
Ajuizar. Quem não avalia o que faz é semelhante ao homem que comete adultério. Ele não tem juízo. (Pv.6.32)
Ponderar.
Julgar-se.
Considerar.
E meditar.
A avaliação perde o seu valor se for apenas uma avaliação fria sem a disposição de corrigir os erros e melhorar nos acertos. Ou seja:
A verdadeira avaliação é aquela que te leva a reconhecer e corrigir os erros e identificar e aperfeiçoar os acertos, o que passa disso é desleixo.
A sexta ação de um servo excelente é a disciplina. Talvez seja esta a maior ação de uma pessoa excelente. É como se disséssemos:
Uma pessoa excelente não faz qualquer coisa,
Não vai a qualquer lugar,
Não fala qualquer coisa. Ela é marcada pela capacidade de agir de acordo com as verdades da palavra de Deus. Ser excelente é ser comprometido com o padrão mais elevado de vida.
Os ímpios morrem pela falta de disciplina (Pv. 5.23).
Quem ama a disciplina ama o conhecimento (Pv.12.1).
Quem despreza a disciplina cai em pobreza e na vergonha (Pv.13.18).
Disciplina exige dedicação (Pv.23.12).
Pague pela disciplina e não abra mão dela por nada (Pv.23.23).
A sétima ação de um servo excelente é que ele é prático.
A palavra do Senhor diz em Eclesiastes 12.13 – Teme a Deus e obedeça aos seus mandamentos.
O objetivo final do discipulado é a obediência. “Ensinando-os a guardar” (Mat. 28.20.)
Somos exortados a obedecer à palavra (Tg.1.22,23).

Josenilton Pinheiro

Comentários

Postar um comentário

Comente.

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO