CONSCIENTEES DAS EMOÇÕES

Minha alma está triste e sem forças de tanto esperar a sua salvação. No entanto, continuo a confiar na sua palavra.-Salmos 119:81


Uma das coisas mais admiráveis em Davi é a sua capacidade de se expressar com tanta maestria sobre o seu mundo interior. Alguém que soube admitir e expressar suas emoções sem o receio do que pudessem pensar e nem ele mesmo se culpava pelo que sentia.
Este texto mostra que Davi tinha consciência de que sua alma estava triste! Sim, as lutas constantes que enfrentava, as perdas, a instabilidade frente às guerras eram fatores que geravam nele a tristeza comum para aqueles que estão sujeitos a tantos ataques internos, sem todavia se deixar dominar pela toxicidade das emoções.
Ele também se viu sem forças para continuar esperando em Deus. Disso ele estava bem consciente. O que me faz pensar que ele encontrava dificuldades em começar novas jornadas por se sentir esgotado, mas nem por isso parou. Davi sabia que esperar em Deus e no tempo de Deus é muito bom, mas também muito difícil.
Ele tinha consciência de que sua alma permanecia confiante. Ele enxergou algo de bom em si. Apesar da tristeza e de sentir sem forças, ele não perdeu a capacidade de permanecer confiante.
Percebe que ele tratou das três emoções que sentia? Percebe que ele não negou o que sentia?
Percebe que ele não supervaloriza as emoções tóxicas, apenas as reconhece?
Percebe o tom de “no entanto, continuo a confiar na sua palavra”?
Você também pode fazer a sua lista de “no entanto continuo a...”
Então, você está consciente das suas emoções?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

A Ceia do Senhor: Uma Oportunidade de Recomeço

O Poder Transformador da Palavra de Deus