NADA COBIÇAR


“Inclina o meu coração a teus testemunhos e não à cobiça. ” (Salmos 119.36).

Um dos males do coração é a cobiça. Está escrito: “A vida é uma canseira, nem dá para descrever! Mesmo que vejamos tudo que existe, não ficamos satisfeitos; podemos ouvir todos os sons, mas nem assim ficamos contentes. ” (Eclesiastes 1.8).

A ávida fome da alma humana é a prova de sua queda espiritual, moral e física. Todos correm aceleradamente e sem feios para fontes que se esgotam e não saciam. “Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas que não retêm as águas”. (Jeremias 2.13).

A cobiça é traiçoeira. Mesmo para um povo que experimentou tremendos milagres de livramento do Egito e suprimento nos desertos, a cobiça foi um mal humano que tentou a Deus. “Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. ” (Salmos 106.13,14).

A cobiça é a antessala do pecado e da morte. “Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. ” (Tiago 1.15).

A cobiça é uma das razões da oração não respondida. “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. ” (Tiago. 4.2,3).
A cobiça e a ingratidão andam juntas. O cobiçoso é por natureza ingrato. Nunca está agradecido por aquilo que tem e ainda cobiça do seu próximo aquilo que não pode ter. (Êxodo 20.17). É um pecado silencioso, e, por isso, difícil de ser percebido sem discernimento espiritual. (1 Coríntios 2.15).

Como qualquer outro tipo de pecado, o pecado da cobiça deve ser confessado e abandonado (Provérbios 28.13), caso contrário, se tornará uma armadilha que prenderá a alma de quem o possui. (Provérbios 1.19).

Oração: Amado Pai, oramos para que não nos esqueçamos dos teus grandes feitos (Salmos 126.3) e que nossos corações se encham de gratidão em todo tempo. Amém.

PENSAMENTO DO DIA

“Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. ” (1 João 2:16).

Aproveite o hoje.

Josenilton Pinheiro.
1/6/18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO