FÉ EXIGE ATITUDE


Referência bíblica necessária: Tiago 2:14 a 18

Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?

E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Muito se tem falado sobre fé e quanto mais buscamos conhecer o assunto, percebemos que o que sabemos ainda é pouco diante da profundidade do tema.

Tiago nos apresenta alguns aspectos relacionados à fé sobre os quais nós gostaríamos de compartilhar.

1 – A fé é algo prático

Tiago 2:14 nos leva e entender que a fé, ao contrário do que parece, é algo prático e não abstrato como pensam alguns.
Tiago 2:14, em outras palavras, está dizendo: que adianta alguém dizer que tem fé se não manifesta a fé através do que faz?
A Bíblia diz que a boca fala do que o nosso coração está cheio.
A fé é manifesta através das obras.


Muitos têm uma fé poética, meramente religiosa, etc.
Ex.: Se perguntarmos para qualquer pessoa se ela crê em Deus, o normal é ela responder prontamente que sim, mas não faz nada além de dizer que crê. A Bíblia diz que até os demônios crêem.

Precisamos desmistificar a Fé. A fé vai muito além de uma declaração. Uma declaração de fé é apenas o início do processo.

Se simplesmente declarar que crê nos salvasse, até o diabo teria chance de se salvar, porque Tg. 2:19-20 diz: Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
A fé que tem poder de salvar as nossas vidas vem acompanhada de uma atitude, e isso é o que comprova a nossa fé.

Aquele que tem um encontro com Jesus não anda mais pelos mesmos caminhos, não vive mais preso aos mesmos pecados. Aquele que tem um encontro com Jesus muda de vida.


2 – A fé exige uma atitude


A fé é comprovada nas nossas atitudes. Se as nossas atitudes não correspondem ao que dizemos crer, a nossa fé é inútil.

Você crê em Jesus? As suas ações confirmam ou desmentem o que você crê?
Deus quer que tenhamos uma atitude que confirme a nossa fé.

Por trás de cada passo de fé há uma atitude correspondente.


Através da nossa atitude a fé se torna manifesta.


Algumas atitudes que mostram se temos ou não fé:


a) Aquilo que falamos:

Se o seu coração está cheio de fé nos Senhor Jesus Cristo ou cheio da sua Palavra, glória a Deus!
As suas declarações serão sempre casadas com a proposta de Deus para você.
O que não podemos é ter um discurso diferente para cada ocasião.
Ex. Se hoje as coisas estão boas eu manifesto a fé mantendo nos lábios palavras de vida, de conquista, e assim por diante. Mas, se amanhã, as coisas ficaram difíceis, nada rompe, os sentimentos estão em frangalhos, cadê a fé? Para onde foi a fé?
Qual é a confissão que está em nossos lábios e no nosso coração, uma vez que não adianta confessar uma coisa e ter estampado no rosto outra.
Deus quer que tenhamos uma atitude compatível com a nossa fé;
Hb 10:23 – reter a confissão da nossa esperança, porque Deus é FIEL.

b) Aquilo que fazemos:


Quando agimos em desacordo com a fé que confessamos somos, na verdade, incrédulos.

Deus nos quer levar a um nível de fé que apresenta frutos, que mostra resultados, que pode ser vista por aqueles que nos cercam.

Mt 21:28 Mas que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, chegando-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na vinha.

29 Ele respondeu: Sim, senhor; mas não foi.
30 Chegando-se, então, ao segundo, falou-lhe de igual modo; respondeu-lhe este: Não quero; mas depois, arrependendo-se, foi.
31 Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram eles: O segundo. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.

Dizer que temos fé e não mostrarmos atitudes que confirmem isso é inútil.

Nesse texto Jesus chega a dizer aos Sacerdotes e anciãos que os “considerados incrédulos” (quando manifestam a fé em Jesus através das suas ações) entram no reino de Deus antes deles.

O texto de Tiago também nos apresenta algo muito semelhante:

18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.

Conclusão:

Quando um homem, mesmo não se declarando como alguém que tem fé, apresenta as suas boas obras, ele evidencia que é um homem de fé.

Já nós, os crentes, uma vez que temos fé em Jesus, temos a obrigação de apresentar boas obras.


Quais são as suas obras. Onde estão os frutos?

A Bíblia afirma: a fé sem obras é morta.

Deus nos convoca a vivermos a sua palavra. A abandonarmos o discurso religioso inoperante e agirmos como quem realmente crê.



Sheila Pinheiro

Comentários

  1. Entendí que é mais ou menos assim: "Deus não me chamou, Eu me ofereci..."
    Essa é uma atitude de fé, assim Você terá TUDO de Deus, Se ele tiver TUDO de você" com toda fé que há em nós.

    Graça e paz!
    DJ Lidiane

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente.

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO