HOMENS QUE DEUS PROCURA

Vejam só! 1988, creio ter sido o primeiro sermão que ministrei em AIC.







Texto bíblico: Êxodo 18.17-21.


INTRODUÇÃO: O termo “procura” do verso 21 dá a entender que homens com essas qualidades não se acham com facilidade. Eles devem ser procurados e a palavra para o líder Moisés foi: Procura.


DEUS PROCURA HOMENS CAPAZES

Não gosto muito da interpretação que dão ao ditado: “Deus não envia os capacitados, mas capacita os enviados”, pois parece que Deus não valoriza a capacitação humana para a realização daquilo que Ele quer. Pensamentos assim fazem as pessoas se tornar relapsas nas tarefas mais simples da vida. E por que não dizer da tarefa mais sublime, a de realizar as obras de Deus.
1) Deus quer que sejamos capazes de consultá-lo. Isso fala do que eles devem fazer. A capacidade de consultar a Deus consiste em buscar nEle uma resposta para as causas do povo e orientá-los de maneira correta sobre o caminho que devem andar, a decisão que devem tomar...com sabedoria e entendimento espiritual (v. 20) e Cl. 1.9. Se você não for capaz de consultar a Deus por uma causa pessoal, como poderá consultá-lo pelas causas do povo?
2) Deus quer que sejamos capazes de interceder pelo povo diante dEle. Isso fala do tipo de sentimento que devemos ter em relação às causas do povo. Que sejamos homens comprometidos com os interesses do povo e que considere esses interesses como se fossem seus. (1 Pedro 5.2,3).
3) Deus quer que sejamos capazes de ensinar ao povo. Isso fala daquilo que devemos saber. O homem de Deus deve saber ensinar ao povo o caminho que deve andar e treiná-lo para o trabalho que lhes compete fazer (v. 20).

DEUS PROCURA HOMENS TEMENTES


1) Que sejam homens que reconheçam o temor do Senhor como fonte de toda sabedoria e entendimento (Jó. 28.28).

2) Que sejam homens prontos a ouvir do próprio Deus, pois disso vem o temor. Deus fala de diversas maneiras e em todas elas o homem de Deus deve estar pronto a ouvir sem nenhum preconceito nem insegurança. Quem é de Deus ouve a Sua palavra. Jo. 8,47; Sl. 34,11.
3) Que sejam homens que tenham como prioridade de vida temer a Deus em todo o tempo. Seu maior desejo, sua maior ambição, sua maior razão de viver consiste em temer a Deus e andar em seus caminhos. Pv. 14.27; 23,17.
4) Que sejam homens dependentes do Espírito Santo para uma vida de temor, pois só a presença do Espírito Santo produz em nossa vida o verdadeiro temor. Is. 11.2.

DEUS PROCURA HOMENS DE VERDADE


1) Que sejam homens verdadeiros em suas motivações.

2) Que sejam homens verdadeiros na adoração. A verdadeira adoração é resultado da presença do Espírito Santo em nossas vidas. Só há adoração verdadeira onde o Espírito de Deus ali está. Deus é Espírito e é necessário que os que O adoram O adorem em espírito e em verdade. Jo. 4,24.
3) Que sejam homens verdadeiros no serviço cristão (Js. 24,14). Significa servir ao Senhor com toda integridade e fidelidade.
4) Que sejam verdadeiros no andar (1 Reis 2.4). Significa fazer todas as coisas na presença do Senhor.

DEUS PROCURA HOMENS QUE ABORREÇAM A AVAREZA

Avareza, (pleonexia), ganância, insaciabilidade, cobiça. Avarento é aquele que quer “tirar vantagens em tudo” não importando se para isso seja necessário enganar ou defraudar alguém. Etimologicamente significa “ter mais”, não importa como. No Antigo Testamento encontramos evidências de homens motivados por esse terrível modo de vida. Exemplos em Jr. 22.17; Ez. 22.27 e Sl. 119.36.
1) É necessário que sejam homens dispostos a fazer o que for possível em função de outros sem a ambição de ter algo em troca, nem mesmo reconhecimento. Essa é a essência do verdadeiro amor: Dar sem exigir retorno. “De Deus não se zomba” e a Deus não se compra. Pense nisso!
2) A avareza em suas múltiplas formas é uma das marcas na vida de quem não tem conhecimento de Deus. (Rm. 8.29). “Quando se corta o vínculo entre a criatura e o Criador a sociedade cai em desordem. O homem que já não tem seu alvo e realização em Deus procura realizar-se na sua própria pessoa, nos seus bens e na sua ganância. Ele faz de si mesmo um ídolo que luta por sujeitar tudo a si mesmo”. Por isso, em Colossenses, Paulo chama a cobiça de idolatria.
3) A avareza pode ser também descrita em 1 Tm 6.10 como “a raiz de todos os males”. O amontoar egoísta de posses materiais tem seu protótipo no ato do homem em agarrar o fruto proibido no jardim do Éden”.

CONCLUSÃO: Toda nossa capacidade vem de Deus. Sem a presença do Espírito Santo em nossas vidas não entenderemos por completo o que significa temê-lo e guardar os seus mandamentos. Nós estamos naquele que é verdadeiro, isto é, em seu Filho Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e a vida eterna.



Igreja Cristã Presbiteriana – M Norte – 1ª Convenção Nacional de AIC/1988.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO