A RECOMPENSA DA ORAÇÃO

Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará (Mt.6.6).

Acostumei-me, como a maioria das pessoas, a fazer as coisas na expectativa de receber um prêmio. Comecei a trabalhar cedo. Acordava às quatro horas da manhã para arrumar a barraca de frutas e verduras com o fim de atender a clientela que beirava a feira lá pelas seis da manhã. Era muito legal tomar café com batata doce cozida. A rotina nos finais de semana era assim, mas a experiência marcante era no momento que recebia o premio do trabalho. Ter uns trocados no bolso me deixava feliz e mais ainda quando passava uma parte pra minha mãe.
Aprendi com esse trabalho que a vida é assim: A gente faz as coisas na expectativa de receber algo de volta. Como a bíblia diz: “digno é o trabalhador de seu salário”.
Ninguém estuda pra nada. Ninguém trabalha pra nada. Ninguém se relaciona pra nada.
Tudo o que fazemos visa o recebimento de algo, de laurel, de recompensa.
Não sei se você notou, mas Jesus disse que pra quem ora em secreto há recompensas.
Nutrimos indagações sobre tipos de oração, maneiras de Deus responder as orações, porque devemos orar etc., mas pouco se fala de recompensa como Jesus falou.
Na nossa versão brasileira secreto é aquilo que chamamos de confidencial.
Lendo as palavras de Jesus sobre a oração em secreto comecei a entender melhor o porquê das inquietações da alma humana.
Secreto é secreto. Indicando com isso que por mais terríveis que sejam as inquietações da alma, Aquele que está em secreto trará recompensas. Numa reunião de oração coletiva quase não se fala de alma na sua intimidade. Apresentam-se as supostas necessidades e rolam os inúmeros pedidos de oração. Ajuntamento de crentes é sinônimo de clamor e celebração, mas é também um ajuntamento que ajuda a camuflar a essência de muita gente. As aparências nos ajuntamentos ainda são evidentes, mas haverá um dia, como disse o cantor Maurão : “Mas no dia da colheita, no dia da separação, aí é se vai ver quem é que é cristão”.
Orar em secreto foi ensinado pelo Mestre Jesus para que seus discípulos entendessem que o segredo da oração respondida é ter uma relação com Deus sem nenhum tipo de resquício da aparência. Isto só é possível quando estamos face a face com Ele e atentos ao que Ele diz. Afinal, “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”. A significação disso está no fato de que nos ajuntamentos das igrejas existem aqueles que são intocáveis pelas coisas que são ditas por Deus.
Diariamente Deus espera nos encontrar a sós com Ele. Muitas vezes O deixei esperando, mas não quero que isso aconteça outra vez.
No secreto com Deus redundará nas experiências mais profundas na vida de qualquer ser humano nesta terra e ainda atrairá recompensas incontáveis.
O Pai que te vê em secreto te recompensará.
Sem fé é impossível agradá-lo porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é recompensador (grifo nosso) dos que o buscam (Hb.11.6).


Ponha em prática

Ainda hoje.


Pastor Josenilton Pinheiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO