LEALDADE E EXCELÊNCIA, UMA NÃO CAMINHA SEM A OUTRA



Muitos se dizem amigos leais, mas um homem excelente quem poderá achar? Provérbios 20.6
É impressionante como o excelente na bíblia é chamado de fiel. Na verdade uma coisa está relacionada com a outra. Este texto indica que não se acha um homem leal e excelente com facilidade. Precisa ser procurado.
1. Um homem excelente é leal a si mesmo. Existem princípios pessoais que devem ser considerados dignos de nunca serem transgredidos. A palavra mais adequada para lealdade é FIDELIDADE. Quem não caminha nos princípios da lealdade poderá ser surpreendido pela traição.
2. Um homem excelente é leal aos outros. Se você tem um amigo saberá diferenciar dos seus colegas. Há uma distancia muito grande entre colegas e amigos.
3. Um homem excelente é fiel a Deus e aos seus princípios. Os padrões de Deus e de seus princípios são de excelência e um homem de excelência é fiel a esses princípios.
Aplicações:
1. Seja leal a você mesmo. Cuide de sua alma. Quando mais você se expõe à Palavra de Deus mais fé você terá. Em Romanos 10.17 está escrito que a fé vem pelo ouvir e o ouvi a palavra de Cristo. Quanto mais de Deus nós nos expomos, mais de Deus teremos. Cuide do seu corpo. A bíblia também diz que nosso corpo é templo do Espírito Santo (Rm. 6.19). Cuide principalmente do seu espírito.
2. Seja leal aos outros. Não espere que todos sejam leais a você seja você primeiro. Lembre-se que você está lidando com gente, e gente erra.
3. Seja leal a Deus e aos seus princípios. Esta é a base de tudo. Recomece cada dia da sua vida com lealdade. Lembre-se que sobre o passado você não poderá fazer nada, mas sobre o futuro você pode.
Josenilton Pinheiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

LONGE DA SALVAÇÃO