FOGO REFINADOR

Tu tiraste da terra, como escórias, a todos os ímpios; pelo que amo os teus testemunhos. Salmos 119.119.


A ideia deste versículo bíblico é a de completar ao anterior. “Deus despreza os que se desviam dos seus estatutos”. Ele, numa ação de justiça faz com que os ímpios sejam transformados em escória. “Ou seja, são repelidos como lixo, porquanto se reduziram a lixo por sua má conduta. A figura simbólica aqui é o processo de refinamento. Os indivíduos bons saem desse processo como ouro puro, mas os ímpios são a escória deixada quando tudo de bom é removido”.

O fogo refinador tem a ver com a justa avaliação divina sobre as obras de cada pessoa. Aos ímpios, perversos ou iníquos, que são uma figura do joio, são postos de lado ou arrancados. “Este trabalho é um trabalho de Cristo e não do homem”.

O método divino para a avaliação de todos é o fogo. Até para os salvos as obras serão provadas pelo fogo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um”1 Coríntios 3:12,13. “As obras profundas e caras ou superficiais e baratas” serão avaliadas no Tribunal de Cristo.

Eu acredito que no coração de cada cristão tem um desejo profundo de agradar a Deus. Sentimento que os ímpios não têm. No entanto é prudente refletir sobre o fato de que “Deus não se deixa escarnecer”.

Ele teve razões suficientes para não atentar para a oferta de Caim. Gênesis 4.5;

Ele teve razões suficientes para rejeitar a Eliabe como sucessor de Saul. 1 Samuel 16.7;

Ele teve razões suficientes para rejeitar a Saul como Rei. 1 Samuel 15.26;

O Senhor Jesus deixou claro também que serão reprovados aqueles que agem impiamente: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus 7:22,23. Ele mesmo reprovará todos aqueles que se movem pela glória pessoal e benefícios egoístas, ainda que para isso se utilizem de atos para “fazer o bem”. A reprovação se dará por conta de que os iníquos praticam a iniquidade, e paralelo a isso ousam fazer a obra de Deus.

Ainda há tempo de experimentar a conversão genuína. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:7.

Oração: Senhor Amado! Ajuda-me a guardar o meu coração de viver iniquamente. Confio na tua bendita graça que me fortalece e me capacita a ser fiel até o fim. Que eu tenha sempre a humildade de orar e de te pedir: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139:23,24. Amém.

Josenilton Pinheiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO