JUSTIÇA DIVINA. GRAÇA DIVINA
Tu desprezas a todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade. Salmos 119:118
Embora pareça contradizer o que se percebe nas Escrituras sobre o amor de Deus doado a todas as pessoas, a justiça divina também é resposta para aqueles que se desviam dos seus estatutos.
Desde o princípio foi assim. Adão e Eva sabiam que desobedecer a ordem de Deus era desprezar sua palavra. Um tipo de insulto. Não deu outra: tiveram que sofrer a pena de serem tirados do lugar extraordinário que Deus os havia colocado. (Gênesis 3.12). Quando Jesus falou sobre adoração para a mulher samaritana ficou claro que Deus procura os verdadeiros adoradores, Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. (João 4:23).
Só há verdade em Deus, só há verdade em seu trono, só há verdade em seu Reino, e, dele, só os verdadeiros podem fazer parte: Aqueles que entraram pela porta do novo nascimento.
O contraste entre o verdadeiro e o falso se estampa no cotidiano de cada um de nós. Até pelo zelo pessoal está escrito: Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia. (1 Coríntios 10:12). E também: Há caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte. (Provérbios 16:25).
Jesus lidou com classes religiosas que provocavam sua ira por causa da aparência religiosa. Reprovou os vendilhões do templo, fez secar uma figueira, reprovou a ação dos que doaram o resto nas ofertas, exaltando a atitude verdadeira de uma viúva que deu tudo o que tinha, embora tão pouco.
Alguns dos que leem este texto hão de querer se esquivar e dizer que não desprezam os estatutos de Deus. Aconselho-os que não ajam dessa forma. Deus sabe o quanto tem do coração de cada um de nós. Infelizmente, carregamos muito daqueles que confessam a Deus com os lábios, mas o coração está longe Dele. Não há ninguém que faça o bem... todos se desviaram. Isso nos inclui. Só então a grandeza do amor e da santa justiça de Deus se manifesta em Cristo salvando-nos por sua graça. Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, (Tito 2:11).
Repenso minha vida tendo como espelho o que está estrito em Hebreus: Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. (Hebreus 12:15). Quando alguém se contamina deixa de ser original. Deixa de ser verdadeiro.
Então, o mesmo apelo do salmista se faz oração: Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno. (Salmos 139:23,24).
Comentários
Postar um comentário
Comente.