LIVRE DAS OPRESSÕES

Fiz justiça e juízo; não me entregues aos meus opressores. Salmos 119.121

Seja qual for o tipo de opressão que uma pessoa possa estar sofrendo, há de se perceber que os opressores são impiedosos. O exemplo mais conhecido nas Escrituras é a opressão com que os egípcios oprimiram o povo de Israel no Egito. "Pois o clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e também vejo a opressão com que os egípcios os estão oprimindo". (Êxodo 3.9). Duas verdades poderosas são vistas aqui:

1- Deus conhece e vê os que oprimem seu povo.

2- Deus tem urgente interesse em livrar-nos de qualquer tipo de opressão.

Veja o texto de Salmos 107.41. "Porém livra o necessitado da opressão, em um lugar alto, e multiplica as famílias como rebanho". 

A opressão infunde medo, incertezas e humilhações. Em vistas dos males que a opressão faz nas vidas das pessoas foi que Jesus declarou: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28).

Jesus nos livra das opressões espirituais. 

A sujeição imposta por Faraó sobre os israelitas no Egito, para que produzissem a mesma quantidade de tijolos, ainda que para isso tivessem que colher a palha, mostra que poderia haver uma diminuição acentuada no vigor do povo para adorar a Deus. Essa era a estratégia de Faraó. Não tenho dúvidas de que o espírito que o impelia a agir dessa forma era com o intuito de oprimir com trabalhos forçados e outras ocupações excessivas para que o povo não tivesse mais a liberdade de adorar a Deus. Não me estranha o fato de que muitas tarefas atribuídas hoje ao povo de Deus é uma forma sinistra do diabo roubar a atenção de alguns cristãos, tirando-lhes a percepção das palavras que Jesus disse: "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Jesus nos livra das opressões religiosas. 

O ensino apostólico no Novo Testamento exorta a que cresçamos no conhecimento da verdade. "Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente". (Efésios 4.14). Os opressos pela religiosidade ignoram o chamado ao descanso de Jesus em Mateus 11.28. São presa fácil aos encantamentos dos que, "em nome de Deus" incutem medo, falsas profecias, falsas revelações e debocham dos princípios de Deus no Velho Testamento quando disse: E os seus profetas têm feito para eles cobertura com argamassa não temperada, profetizando vaidade, adivinhando-lhes mentira, dizendo: Assim diz o Senhor DEUS; sem que o SENHOR tivesse falado. (Ezequiel 22:28). É notável que há uma fome da palavra de Deus como a descrita por Amós no seu livro: Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR. Amós 8:11. É uma fome insaciável, todavia a maioria abandona a revelação da Escritura servindo-se de Deus quando na verdade deviam servi-lo de todo coração. Lutero escreveu: "Aquele que deseja ouvir Deus falar, que leia a Escritura Sagrada". Todos os que desprezam o que Deus de fato diz terão de aceitar a justiça divina. Ai dos filhos rebeldes, diz o SENHOR, que tomam conselho, mas não de mim; e que se cobrem, com uma cobertura, mas não do meu espírito, para acrescentarem pecado sobre pecado; (Isaías 30:1). 

Jesus nos livra das opressões do pecado.

Porque o pecado não terá domínio sobre vocês, pois vocês não estão debaixo da lei, e sim da graça. (Romanos 6:14). A religiosidade que se move pelo "meritum" não entenderá nem aceitará esse poder da graça de Deus para o pecador arrependido. Não uma graça barata, mas a graça que custou a vida do Filho de Deus crucificado para nos salvar. Com frequência me encontro com pessoas carregadas de culpa, complexo de culpa, autocondenação e medo da morte. Não encontram alivio para suas almas porque a religião não tem poder para isso. Parecem não saber que já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus. 

(Romanos 8:1). Mas para viver livre das opressões do pecado é preciso se estar em Cristo.


Pensamento: "Quem Ele salva do inferno, Ele salva do pecado. Onde Cristo é o Salvador Ele é o santificador". (Thomas Watson). Quem não acredita na suficiência de Jesus Cristo viverá subjugado às suas insuficientes obras.


Oração: Senhor Jesus! Tu és o único Salvador. Reafirmo a minha inteira entrega a Ti e recebo todas bênçãos adquiridas legalmente por tua morte na Cruz do calvário. Guarda a minha mente para que eu sempre me lembre de que estando em Ti sou livre de todos os tipos de opressões. Amém!


Josenilton Pinheiro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

A Ceia do Senhor: Uma Oportunidade de Recomeço

O Poder Transformador da Palavra de Deus