QUANDO O ÍMPIO É PUNIDO
O meu corpo arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos. Salmos 119.120.
Nesse texto o salmista faz alusão ao juízo de Deus sobre os ímpios por desprezarem a Sua palavra. “Em lugar de exultar sobre aqueles que caíram no desprazer de Deus, ele se humilha”. Ele percebe a justiça de Deus como resposta àqueles que conscientemente desprezam os Seus estatutos.
O comportamento reativo do servo do Senhor, quando vê o ímpio sendo punido por seus atos, deve ser com temor e atitude de aprendizado. Em provérbios 21.11 está escrito: Quando o escarnecedor é castigado o simples torna-se sábio e, quando o sábio é instruído, recebe conhecimento. Neste sentido, não há razão alguma para um cristão exultar pela punição alheia. É paradoxal ao servo de Deus se alegrar com a justiça punitiva de dele sobre o ímpio. Isso é improdutivo e não é bíblico.
Ainda que seja verdade que Deus puna os ímpios, pois, “todo afastamento dos estatutos de Deus é certamente um erro e, talvez, até fatal”, espera-se que o seu servo seja temente e humilde aos atos da soberania divina.
Aplicações poderosas:
Não se alegre com o juízo de Deus sobre os outros. Entenda que “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. Romanos 14:12.
Esteja consciente do que se passa em você quando vê o ímpio ser punido. Perceba a reação do salmista: “meu corpo se arrepiou, e temi os teus juízos”.
Responda a si mesmo o quanto de verdade você teme aos juízos de Deus.
Disponha sempre seu coração a andar em linha com a Palavra de Deus e se lembrando sempre que: “o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! ” Provérbios 11:31.
Oração: Senhor Amado, que a minha vida reflita o bondoso amor do teu coração. Ajuda-me a viver atento à Tua Palavra e sempre mostrar misericórdia com aqueles que estão sendo disciplinados por ti. Amém.
Josenilton Pinheiro.
Comentários
Postar um comentário
Comente.