OBEDIÊNCIA, O CAMINHO DO ENTENDIDO
Sou mais entendido do que os idosos, porque guardo os teus preceitos. Salmos 119.100
Davi cita três tipos de homens: Os inimigos (v.98), os mestres (v.99) e os velhos (v.100). Thomas Monton disse: “Os inimigos são excelentes na política, os mestres, na doutrina, e os velhos nos conselhos; no entanto, pela palavra, Davi se fez mais sábio do que todos eles. A maldade aguça a inteligência dos inimigos, e lhes ensina as artes da oposição; os mestres ou professores são dotados de aprendizado, devido ao seu trabalho; e os velhos ficam sábios pela experiência; mas Davi, pelo estudo da palavra superou a todos eles”.
É a prática dos princípios do bem que regem a vida humana para melhor e não a idade. A longevidade é, apenas, uma porta entreaberta que dá ao seu possuidor a graça de ser sábio na sua velhice ou não. Mesmo conhecido como o homem mais sábio, Salomão desprezou os princípios divinos e o seu fim não condiz em nada com a vida de uma pessoa entendida. Sansão nasceu sob um milagre para viver consagrado, mas por desprezar os princípios de Deus se envolveu em um emaranhado de problemas. Judas foi um dos doze discípulos de Jesus, mas se tornou um traidor vendendo seu mestre por trinta moedas de prata.
O aumento de dias é dado por Deus aos que o temem (Provérbios 10.27) . Significa então que, à medida que envelhecemos, temos a oportunidade de aumentar em santo temor a capacidade de viver em sabedoria. Diferente de Salomão, de Sansão, de Judas e outros que tiveram um triste fim, podemos nutrir a cada dia nossa vida de obediência a Deus e mantê-la até o último suspiro.
ORAÇÃO: Ajuda-me, ó Senhor, meu Deus, a viver sempre consciente da tua santidade e em santo temor permanecer obedecendo aos teus preceitos. Que, à medida que eu envelheça nunca perca de vista a sabedoria de um viver obediente. Amém.
PENSAMENTO DO DIA: “Quem quiser compreender, que primeiramente se apresse para fazer o que ouve”. (Nathaniel Hardy 1618-1670).
Josenilton Pinheiro.
Citações: Os Tesouros de Davi- Charles Spurgeon
Comentários
Postar um comentário
Comente.