PRECEITOS DE DEUS, VERDADE DE DEUS

Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade.

Salmos 119:104.

Os preceitos de Deus, o entendimento humano e os caminhos da falsidade. São estes os assuntos abordados neste versículo bíblico. São as inspirações percebidas pelo salmista para romper a todo custo os caminhos humanos que se opõem aos caminhos de Deus.

Os preceitos de Deus são alicerces que sustentam a verdade. São por eles que a gente pode fazer comparativos com tudo o que se apresenta diante de nós no dia a dia. Em conhecendo a verdade, discernimos bem o que é falso. Davi exalta o poder dos preceitos de Deus da mesma forma que o Senhor Jesus ensinou em João 8.38: e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Somente quando vivemos na luz é que as trevas são dissipadas. Assim, com o conhecimento da verdade, as mentiras são denunciadas.

O entendimento humano que produz mudanças substanciais depende daquilo que somos instruídos pelos preceitos de Deus. Entendimento é uma habilidade que herdamos de Deus e que deve crescer à medida que conhecemos a verdade. Quando é resultado da voz de Deus em nossa direção somos interiormente transformados. Temos que nos firmar na certeza de que o que Deus diz é verdade e não negociar essa verdade por nada. Essa foi a atitude que faltou em Eva e Adão nas gênesis da história humana. Eles desacreditaram da verdade de Deus e com isso, perderam o direito de permanecer no Jardim do Éden.

O caminho da falsidade sempre foi um entrave na vida do ser humano. É como se houvesse um esforço no reino das trevas para enganar as pessoas. Ainda que a falsidade seja uma das coisas mais odiadas pelas pessoas, muitas delas são presas fáceis de suas artimanhas. As Escrituras dizem que o diabo nunca se firmou na verdade e o descreve como pai da mentira (João 8.44). Seus intuitos visam seduzir as pessoas, ainda que com isso se utilize da religião. Jesus alertou: Vede que ninguém vos engane. Mateus 24:4. Para além do perigo de serem enganados que todos estão sujeitos, há o alerta do profeta Jeremias: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. Jeremias 17:9,10.

ORAÇÃO: Pai, guia-me pelos caminhos dos teus preceitos e faze-me entende-los. Que eu viva tão intensamente a tua verdade que deteste o caminho da falsidade. SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Salmos 139:1.

Pensamento do dia: “Você pode enganar a todos, algum tempo; a alguns, algum tempo; mas você não pode enganar a todos, todo o tempo! ” Abraham Lincoln.

Josenilton Pinheiro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AFIE O SEU MACHADO

A Ceia do Senhor: Uma Oportunidade de Recomeço

O Poder Transformador da Palavra de Deus