SABEDORIA NO VIVER



“O teu mandamento me torna mais sábio do que os meus inimigos, porque eu o tenho sempre comigo”. Salmos 119.98

Todos os que buscam inspiração nas Escrituras para o viver diário encontrará além disso princípios, modelos, padrões e direção específica como resultado da aplicação feita pelo Espirito Santo em situações especiais. Dos tantos benefícios que recebemos da Palavra inspirada e viva de Deus, cito três efeitos poderosos para essa nossa meditação:
1. A Palavra de Deus tem o efeito de nos tornar mais sábios que nossos adversários. A história do povo de Deus no Antigo Testamento prova que muitos adversários se puseram contra ele de forma cruel e desumana. Caracterizada por gente má como os Faraós, perseguidores como Saul, exércitos dos midianitas, dos filisteus e tantos outros modelos de inimigos, são indicativos de que existe uma guerra travada que visa envergonhar os que amam e servem a Deus de todo coração. No Novo Testamento a instrução apostólica alerta ao fato de que “nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal” Efésios 6.12 NAA.
Aprecio, particularmente a atitude do apóstolo Paulo como resposta a todo tipo de adversidade que se punha diante dele: “Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor a Cristo. Porque quando sou fraco, então é que sou forte”. 2 Coríntios 12.10 NAA. Percebo, com isso, que além da necessidade de constatarmos a realidade das ações inimigas, devemos ter uma atitude correta: “por amor a Cristo”. 2. A Palavra de Deus tem o efeito de nos tornar mais fortes que as forças do inimigo. “Para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não ignoramos quais são as intenções dele” 2 Coríntios 2.11 NAA. Essa força que nos faz mais fortes do que o inimigo é a força do perdão (ver verso 10). Perde-se batalhas por falta de perdão e pela ignorância de que as sementes plantadas por Satanás na vida das pessoas visam a mágoa, o ressentimento e, consequentemente o afastamento entre uns e outros.

Ele sabe que “na falta de perdão ele ganha vantagem”. Conquanto isto seja verdadeiro, temos o privilégio de sermos mais fortes com o Senhor Jesus no recebimento do Espírito de fortaleza, Isaias 11.2, que nos torna capazes de praticar tudo o que Ele nos ensina e de fazer da força do perdão um estilo de vida.
3. A Palavra de Deus tem o efeito de nos fazer praticantes daquilo que Ele nos ensina. Nas palavras do salmista é essencial darmos a mesma resposta ao que Deus nos fala: “porque eu o tenho sempre comigo”.
“Esta declaração significa que a lei era a companheira constante do poeta, sempre ocupando a sua mente, sempre contemplada e empregada em sua vida”.
O zelo em guardar a Palavra é um dos grandes segredos para manter-se em crescente comunhão com Deus. “Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.” Salmos 119:11 NAA.
“Além disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar há grande recompensa.” Salmos 19:11 NAA.
Leiam o que Kenneth N. Taylor escreveu em seu livro Guia do Cristão: “Se você não está preocupado em obedecer a Deus, e não se importa de magoa-lo, então precisa verificar se realmente tem Jesus em sua vida - se realmente aceitou a dádiva do perdão e salvação de Deus. Lembre-se, entretanto, que a nova vida não apenas tem um começo como também um crescimento. À medida que passar tempo com Deus, vai desejar agrada-lo mais e mais, e passará a odiar seu pecado, orgulho e egoísmo em qualquer forma que eles se manifestem”.
Que nossa oração para este dia seja a de estarmos mais perto do Senhor praticando tudo o que Ele nos ensinar. “Mas aquele que atenta bem para a lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte que logo se esquece, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.” Tiago 1:25 NAA. 

Josenilton Pinheiro.

Notas: Bíblia Revelada Novo Testamento. VDN
O Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo. R. N. Chapolin, Ph. D. Hagnos.
Guia do Cristão. Kenneth N. Taylor; Mundo Cristão; p 33


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO