ATÉ O FIM


“Ensina-me, Senhor, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até o fim”. (Salmos 119.33).

A ideia de começar (iniciativa) e de terminar o que começou (acabativa) está presente nos textos bíblicos.
Deus é apresentado como Aquele que começou e foi até o fim. “E, havendo Deus acabado no dia sétimo a sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito”. (Gênesis 2.2). Ele é nosso modelo de começar e terminar o que fazemos.

O salmista nos inspira ao aprendizado, ao objeto do aprendizado e à atitude com relação ao aprendizado.

“Ensina-me”. O aprendizado necessário. Quem deseja crescer na graça e no conhecimento do Senhor (2 Pedro 3.18) terá que submeter-se ao ensino. Só mesmo os loucos “desprezam a sabedoria e o ensino” (Provérbios 1.7), e por essa rota muitos homens estão traçando o seu próprio destino: “E gemas no fim de tua vida, quando se consumirem a tua carne e o teu corpo, e digas: Como aborreci o ensino! E desprezou o meu coração a disciplina! E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem a meus mestres inclinei os ouvidos! Quase que me achei em todo mal que sucedeu no meio da assembleia e da congregação” (Provérbios 5. 11-14).

Deus é profundo. As coisas relacionadas a Ele são profundas e, não podemos aprendê-las de forma rasa e superficial. O mal dessa nossa geração é que ela está carregada de muita informação e pouca estrutura que forma. A tecnologia e o acesso ao conhecimento por meio dela são um bem e tanto, mas somente os que se empenham no aprendizado continuo e formativo poderão usufruir desse bem. Deus “deu mestres” para aperfeiçoar os santos (Efésios 4.11) e, como disse E. M. Bounds:  “Deus não unge métodos, Ele unge homens. Nós estamos à procura de melhores métodos. Deus está a procura de melhores homens”. O método primário de Deus para ensinar é através de homens cheios do Espírito Santo.

‘O caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (Provérbios 10.17).

“O caminho dos teus decretos”. O objeto do aprendizado. Há, na oração do salmista um objetivo muito claro. Ele pediu a Deus que o ensinasse o caminho dos seus decretos. Na jornada com Deus é preciso que tracemos bem a rota das nossas motivações a fim de que não sermos roubados pelas distrações do caminho. Quem ama a Deus e ama os Seus princípios, quererá aprender sobre os caminhos dos Seus decretos. O apetite espiritual é sinal de saúde espiritual. A falta de apetite é sinal de doença. Um crente saudável anela estar em constante aprendizado. (Oseias 6.3).

“E os seguirei até o fim”. A atitude com relação ao aprendizado. Não é um saber por saber, mas um saber que nos dê forças para suportar as mais terríveis tempestades, e depois de tudo permanecer firmes. “Para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes”. (Efésios 6.13).
ü A salvação é para quem perseverar até o fim. (Mateus 24.13).
ü Jesus amou seus discípulos até ao fim. (João 13.1).
ü Deus começou a boa obra e a aperfeiçoará até o Dia de Jesus Cristo. (Filipenses 1.6).

Oração: Amado Deus, ajuda-me a desejar intensamente aprender os caminhos dos teus decretos a ponto de eu poder aprender com aqueles que o Senhor escolheu para ensinar. Que eu possa apreciar tudo o que o Senhor deseja me ensinar e permanecer até o fim. Amém.

PENSAMENTO PARA O DIA

Deus é profundo. As coisas relacionadas a Ele são profundas e, não podemos aprendê-las de forma rasa e superficial.

Aproveite o hoje.
Josenilton Pinheiro.
29/5/18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO