O QUE TE ENVERGONHA?

“Ó Senhor Deus, tenho seguido os teus ensinamentos; não me deixes passar pela vergonha do fracasso.”
(Salmos 119:31). 

Acredito que a resposta a esta pergunta precisa ser bem clara em nossa mente a fim de que possamos nos mover a todo custo para não passar pelo vexame da vergonha. É desonroso quando o esforço para evitar a vergonha tem como foco os outros. Ninguém, senão e apenas os movidos de compaixão, estão preocupado com a vergonha alheia. Cada
um corre atrás de seu próprio interesse e não está nem aí para o que possa acontecer com os demais. Portanto, se temos alguma razão para nos envergonhar que seja por nós mesmos e por nossa família. Os únicos diante dos quais poderíamos nos envergonhar de alguma coisa. Os cínicos  vão zombar das nossas tentativas fracassadas, os invejosos vão achar bom. Você acha justo se envergonhar por causa deles?
Claro que não.
É questão de honra pessoal se empenhar por aquilo que anelamos para nós mesmos e para nossa família. E, se há alguma dor que nos envergonha é a de fracassar diante da nossa família.
A maior dor que um pai pode passar é a dor da vergonha de não conseguir suprir as necessidades básicas de sua família.
O antídoto para a vergonha é coragem de se levantar e se responsabilizar por resultados diferentes.
  • Acredite que os que temem a Deus não precisam passar por vergonha. “E comereis fartamente, e ficareis satisfeitos, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que procedeu para convosco maravilhosamente; e o meu povo não será mais envergonhado.”
(Joel 2:26).
  • Evite a todo custo a amizade com o escarnecedor. “Lança fora ao escarnecedor, e se irá a contenda; e cessará a questão e a vergonha.”
(Provérbios 22:10).
  • Tire o foco das coisas que não deram certo e fique focado em novas conquistas. “Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.”
(1Coríntios 2:9).
  • Evite a todo custo a pior das vergonhas: “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno.”
(Daniel 12:2).

Chega de vergonha. “Então, lhe disse Jesus: Levanta-te, toma o teu leito e anda.” (João 5:8).

Outras citações:

“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.”
(Rui Barbosa).

“A vergonha é a preciosíssima capacidade do homem de relacionar os seus comportamentos com as exigências daquela suprema consciência, que nos foi deixada de herança pela história da humanidade”.
(Mikhail Saltykov-Stcherdrine).

Aproveite o hoje.

Josenilton Pinheiro.
27/5/18.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALIANÇA, A CHAVE PARA A RESTITUIÇÃO

NEM TUDO É O QUE PARECE SER

AFIE O SEU MACHADO